No último sábado (03), Brasília sediou a sétima edição do Prêmio Profissionais da Música 2023. E Bento Gonçalves se fez presente. Na ocasião, o Bento Jazz & Wine Festival ganhou na Categoria Festival Instrumental e Jazz. A premiação foi recebida pelo seu idealizador Carlos Badia.

O Bento Jazz & Wine Festival conta três edições, sendo uma realizada online e duas de forma presencial. O evento trouxe grandes nomes nacionais e internacionais como Lucio Yanel, Blues Jazzmine, Renato Borgheti, Filó Machado, Dúnia Elias, entre outros, além de masterclasses, exibições de filmes e mostras artísticas sempre objetivando um grande encontro entre a música, o vinho e o público.

Badia destaca a inciativa abraçada pela comunidade de Bento Gonçalves. “Obrigado a toda comunidade de Bento Gonçalves que acolheu o Festival de coração aberto. À Prefeitura, a nossa equipe de produção, as vinícolas que estiveram conosco, fornecedores, parceiros, patrocinadores e aos brilhantes artistas pelo Festival. Esse prêmio é coletivo. A felicidade desse momento nos entusiasma em seguir adiante”.

Ainda o Bento Jazz gestou o projeto pedagógico artístico “Orquestra de Percussão Sustentável de Bento Gonçalves”, na EMEF Maria Margarida Zambon Benini, localizada no bairro Vila Nova II. As oficinas tiveram a confecção de instrumentos musicais a partir de materiais alternativos e aulas de teoria do ritmo. O grupo trabalhousob a orientação pedagógica e coordenação de ensaios de Guilherme Sanches e Alison Seben, com a direção geral e artística do curador do Bento Jazz & Wine Festival, Carlos Badia. A atividade teve a co-realização das secretarias de Cultura e Educação. O grupo se apresentou na última edição da Feira do Livro e do Bento Jazz & Wine Festival.

A quarta edição do Bento Jazz & Wine Festival está prevista para janeiro de 2024.