Foto: Divulgação/Crédito Lucas Lima

Neste ano de 2024, a Nação Zumbi comemora três décadas do lançamento do disco Da Lama Ao Caos, um clássico na trajetória da banda e na história da música brasileira. A turnê especial Da Lama Ao Caos – 30 Anos terá início em Porto Alegre, no festival Turá, que reunirá importantes representantes da cultura do nosso país em apresentações nos dias 25 e 26 de maio, no Anfiteatro Pôr do Sol.

O show da Nação Zumbi está confirmado para o primeiro dia de evento, sábado, e contará com todas as faixas do álbum, tocadas ao vivo pelos integrantes Jorge Du Peixe (vocal), Dengue (baixo), Toca Ogan (percussão), Marcos Matias e Da Lua (tambores), Tom Rocha (bateria) e Neilton Carvalho (guitarra). Sucessos como A Praieira, que integra a trilha sonora da novela Tropicaliente (1994); A Cidade, com seu clipe veiculado na MTV Brasil e trilha da novela Irmãos Coragem (1995); e a música-título estão entre os destaques da apresentação.

O show ainda terá participação especial de Maciel Salú, rabequeiro, cantor, compositor, mestre de maracatu-rural e militante das tradições populares. “Tocar com a Nação Zumbi é um sonho antigo. Banda que admiro e tenho muito respeito. Agora chegou a vez de, de certa forma, dar continuidade ao encontro que aconteceu anos atrás, entre Chico Science e meu pai, o Mestre Salustiano”, diz Salú.

Lançado em 1994, o disco de estreia do grupo (ainda sob a alcunha de “Chico Science & Nação Zumbi”), impactou a cena musical com uma nova sonoridade, unindo de maneira original ritmos regionais e universais, e tornou-se um dos marcos do Movimento Mangue. 30 anos depois de seu lançamento, o trabalho, produzido por Liminha, consolidou-se como um dos álbuns mais importantes no cenário musical brasileiro.

Ocupando o 13º lugar, o álbum está na lista dos 100 maiores discos da música brasileira da Revista Rolling Stone Brasil. Em 2022, foi escolhido o melhor disco da MPB nos últimos 40 anos, em enquete promovida pelo jornal O Globo, com 25 especialistas em música de todo o país. Seu som revolucionário com canções energéticas bem elaboradas mesclando funk, rock, maracatu, embolada, psicodelia e música africana inaugurou a cena Mangue, alcançou projeção internacional e foi também um dos responsáveis pela “abertura de portas” para o rock dos anos 90 no Brasil, exercendo uma influência muito forte para o que surgiria depois.

A Nação Zumbi tem oito álbuns autorais – os dois primeiros, Da Lama ao Caos e Afrociberdelia, ainda com Chico Science – e um de releituras, lançado em 2017, o Radiola NZ (vol. 1). Há ainda dois álbuns audiovisuais, Propagando ao Vivo (2006) e Ao Vivo no Recife (2012), além do CD Mundo Livre S.A vs Nação Zumbi (2012).

Nas três décadas de estrada em festivais importantes pelo país e exterior, houve várias formações da Nação Zumbi. A banda conseguiu se reestruturar e soube se reinventar ano após ano, disco após disco, até chegar aqui. Remanescentes da formação original e fundadores da banda, junto de Chico Science, Jorge Du Peixe, Dengue e Toca Ogan seguem também em carreira solo com novos trabalhos.

Após a apresentação de estreia em Porto Alegre, a turnê especial passará pela edição paulista do festival Turá, no dia 29 de junho, no Parque Ibirapuera, antes de seguir pelo restante do país.

Outras atrações do festival Turá em Porto Alegre
Apresentado pelo Banco do Brasil, o Turá reunirá, em seu segundo ano consecutivo na capital gaúcha, mais de 20 atrações no Anfiteatro Pôr do Sol. No sábado, 25 de maio, além do show da Nação Zumbi, o público poderá aproveitar apresentações de Ney Matogrosso, Lulu Santos, Alcione, Armandinho e Gupe. Já no domingo, dia 26, será a vez de ver Djavan, BaianaSystem, Nando Reis, Adriana Calcanhotto convida Rubel, Cachorro Grande e DINGO.

Nos dois dias de evento, DJs representantes de algumas das festas mais tradicionais de Porto Alegre ainda vão embalar o público entre um show e outro. Na primeira data, estão confirmados Blow Up por Claus Pupp & Mely Paredes, Tieta por Joelma Terto, Espartano por Johnny420 e BoomRap por Milkshake, além de um resgate de uma das festas mais populares do país, o Carnaval, com o Bloco Não Mexe Comigo. No segundo dia, os sets ficarão por conta de Cadê Tereza? por Nanni Rios, Neue por JP Florence, Beco por Schutz & Akeem e Cortex por Gilzerax, e a folia será comandada pelo Bloco Turucutá.

Criado para celebrar a abertura, a cultura, a mistura e a releitura brasileira, o Turá ainda reunirá em Porto Alegre outras manifestações que colaboram para a construção da identidade do país, como a gastronomia. Será mais um fim de semana cheio de brasilidade, de afeto e de encontros e reencontros em cima e embaixo do palco.

SERVIÇO
Festival Turá Porto Alegre
Dias 25 e 26 de maio de 2024, sábado e domingo
Anfiteatro Pôr do Sol (Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1888 – Praia de Belas – Porto Alegre/RS)

Atrações confirmadas para sábado, 25 de maio
Ney Matogrosso
Lulu Santos
Alcione
Armandinho
Nação Zumbi – 30 Anos “Da Lama ao Caos”
Gupe
Blow Up por Claus Pupp & Mely Paredes
Tieta por Joelma Terto
Espartano por Johnny420
BoomRap por Milkshake
Bloco Não Mexe Comigo

Atrações confirmadas para domingo, 26 de maio
Djavan
BaianaSystem
Nando Reis
Adriana Calcanhotto convida Rubel
Cachorro Grande
DINGO
Cadê Tereza? por Nanni Rios
Neue por JP Florence
Beco por Schutz & Akeem
Cortex por Gilzerax
Bloco Turucutá