Foto: Elaine Pasquali Cavion/Crédito Elis Bittencourt

Chegou o momento de uma menina acostumada com a cidade apresentar os Campos de Cima da Serra para o Brasil. Em uma aventura que inclui conversas com uma árvore e a companhia da seriema, do cavalo baio e do cãozinho Mutuca, ela vai trocar o estranhamento inicial pelo pertencimento a uma paisagem de campo enfeitada por araucárias. Essa história, escrita pela autora caxiense Elaine Pasquali Cavion, romperá as divisas do Rio Grande do Sul a partir do próximo sábado, dia 20 de abril, quando será oficialmente lançada dentro do projeto nacional “Brasil e Suas Vozes”.

O livro “Bem no Alto” representa o Rio Grande do Sul em uma ação que vem sendo desenvolvida pela SM Educação, de São Paulo, desde 2021. “Esse projeto nasceu de uma conversa minha com uma educadora do Pará que desenvolveu uma metodologia de alfabetização para comunidades ribeirinhas por meio do texto literário”, explica o Educador e Gestor de Negócios de Literatura da SM, Carlos Eduardo Braga. A partir desse encontro, nasceu Balainha, o primeiro título (veja todos abaixo), e um projeto focado em romper as barreiras geográficas e apresentar um Brasil para os outros. “Queremos mostrar a arte, a cultura e o patrimônio de cada região para as demais”, completa.

Bem no Alto é o quinto título e também foi idealizado a partir de um encontro não planejado. Braga estava em uma escola de Caxias do Sul divulgando o livro “No Rio do Meu Tio”, em junho de 2023, e Elaine participava da feira do livro da instituição autografando uma obra sua. Ele prestou atenção naquela autora, observou os seus livros e, a partir da experiência adquirida em sua carreira, logo entendeu que estava diante de mais uma escritora que tinha muito a contribuir com a coleção. “O Kadu veio falar comigo e me propôs escrever o livro do Rio Grande do Sul. Inicialmente, eu achei que a minha literatura não era o que ele estava procurando, pois escrevo a partir das minhas motivações internas, buscando dar forma, por meio da linguagem, à narrativas essencialmente literárias, mas ele reforçou que era exatamente isso que estava procurando e que daria certo”, lembra Elaine.

“Bem no Alto” foi um projeto desafiador para a autora devido ao prazo, menor do que ela costuma trabalhar quando escreve suas obras, e por integrar uma coleção, ou seja, havia um briefing prévio. Ela topou o desafio, fez uma imersão de dois meses e, em setembro, entregou os originais. “Ao escrever esta história, pensei na criança que vive na cidade, plenamente habituada ao ambiente urbano e a tudo que lhe diz respeito: movimento, velocidade de afazeres; a poluição de todo tipo: do ar, sonora, visual, informacional. Ela visita um ambiente totalmente diferente e vive uma aventura nos campos de cima da serra, onde a natureza dita o ritmo da vida”, antecipa a autora.

Destinada a crianças de oito a dez anos, a obra descreve uma região cheia de características próprias e desconhecida de boa parte da população brasileira, cumprindo a sua função no objetivo macro de apresentar os diversos “Brasis” que existem no nosso país. “Vamos começar a divulgação com um evento aberto tanto para educadores, quanto para qualquer pessoa que tenha interesse em literatura. A partir das 9h, teremos uma TED para discutir literatura e letramento literário, um bate-papo com a autora e sessão de autógrafos no Colégio Madre Imilda”, detalha Braga.

Às vésperas do lançamento, ao olhar para o processo e para o convite, Elaine fala do tamanho da responsabilidade e do desafio e, também, do quanto bom foi: “É um orgulho para mim integrar um projeto maior, uma coleção, e eu sempre tive consciência da responsabilidade que chegava junto com esse projeto, portanto, eu só entregaria o livro se eu gostasse do resultado”. Hoje, sabemos que ela gostou. Braga já sabia lá atrás que daria certo. E deu.

Serviço
Lançamento do livro Bem no Alto de Elaine Pasquali Cavion
Quando: 20 de abril
Horário: das 9h às 11h30min
Onde: Colégio Madre Imilda (Sinimbu, 287, Caxias do Sul)
Quanto: Gratuito