Imagem: Cena do Curta Metragem Limbo/Reproducao

Depois da realização de três oficinas de produção audiovisual, no mês de maio a terceira edição do Atelier NAV traz a Caxias do Sul o cineasta e artista plástico Cao Guimarães e programa a realização de uma mostra de filmes dele. O realizador também participará de um Master Class e coordenará uma Oficina Audiovisual. A programação começa dia 4, com exibição de curtas, e segue até dia 13, com a realização da Oficina (cronograma completo abaixo). As atividades gratuitas são uma realização do Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG.

Criador que atua no cruzamento entre o cinema e as artes plásticas, Cao Guimarães produziu, entre outros, os filmes “Ex-Isto”, “Andarilho” e “Alma do Osso” e “Espera”. Seus trabalhos têm projeção e premiações nacionais e internacionais. Com produção intensa desde o final dos anos 1980, o artista tem suas obras em numerosas coleções prestigiadas como a Tate Modern (Reino Unido), o MoMA e o Museu Guggenheim (EUA), Fondation Cartier (França), Colección Jumex (México), Inhotim (Brasil), Museu Thyssen-Bornemisza (Espanha), dentre outras. Na edição deste ano do festival É Tudo Verdade, Guimarães apresentou seu novo longa, “Santino”.

Em, Caxias, a mostra de filmes do criador inclui a exibição de oito curtas, inclusive o mais recente, “Jour”, finalizado neste ano, além do documentário em longa-metragem “Espera”, de 2018. Ele também falará sobre seu processo de trabalho e suas concepções artísticas num Master Class, além de coordenar uma oficina de produção audiovisual. A oficina e o Master Class têm foco na trajetória do realizador e nas quest&o tilde;es estéticas dele tanto no cinema como nas articulações entre cinema e artes visuais.

O projeto Atelier NAV também prevê, ao final das atividades e oficinas, a realização de um curta-metragem experimental em realidade virtual, uma produção audiovisual experimental utilizando as narrativas propostas nos encontros com os diferentes profissionais, a ser realizada pelos alunos, com orientação da equipe do projeto. A partir da atividade, que será feita em realidade virtual, o projeto promoverá uma experiência inovadora de produção em Caxias do Sul, com captação de vídeo em 360º, iniciando o município neste tipo de produção artística.

O Projeto Atelier NAV tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com Apoio Cultural do FSG Centro Universitário, em parceria com a Fundação Marcopolo e a Xamã Films.

Imagem: Cineasta Cao Guimaraes/Acervo Pessoal

Cronograma Cao Guimarães – Projeto Atelier NAV 3ª Edição:

Mostra Cao Guimarães (Sessões de curtas-metragens e Sessão de longa-metragem)

Exibição de curtas-metragens
Dia 4 de maio, às 18h
Local: Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG
R. Os Dezoito do Forte, 2366, prédio A, Sala 124, São Pelegrino, Caxias do Sul, RS
Os curtas-metragens também serão exibidos em outros quatro dias em espaços alternativos da FSG Centro Universitário.

Exibição do longa-metragem “Espera”, com a presença do diretor
Dia 12 de maio, às 18h
Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia, Centro de Cultura Ordovás

Masterclass com Cao Guimarães
Dia 11 de maio, às 19h30min
Local: Teatro da FSG – R. Mal. Floriano, 1229 – São Pelegrino, Caxias do Sul
Inscrições gratuitas em www.culturanav.com.br ou presencialmente no dia do evento.

Oficina Audiovisual com Cao Guimarães
Dia 13 de maio, das 9h às 18h30min
Local: Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG
R. Os Dezoito do Forte, 2366, prédio A, Sala 124, São Pelegrino, Caxias do Sul, RS
Inscrições gratuitas em www.culturanav.com.br