Imagem: AMARP Retrô/Crédito Bea Balen

Com o intuito de valorizar ainda mais o Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP) e também dar continuidade ao projeto lançado em 2022, a Unidade de Artes Visuais promove a exposição “AMARP RETRÔ 2022”.  A mostra abre para visitação no dia 19 de maio, às 19h30min, na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. O evento integra a programação da 21ª Semana Nacional dos Museus (IBRAM).

Conservando a produção artística da cidade ao longo da história, o AMARP é composto por obras de artes em variados gêneros e linguagens de artistas que integraram o contexto cultural de Caxias do Sul e de outras cidades, possibilitando, que a comunidade e as gerações futuras tenham acesso a este patrimônio para a compreensão do processo artístico local.

Atualmente, as obras, para serem incorporadas ao acervo, devem ser originadas de alguma exposição de arte realizada nos espaços públicos do município. A segunda edição do “AMARP RETRÔ” faz a retrospectiva apresentando ao público obras doadas pelos artistas em 2022, de uma forma interativa e inovadora, com acessibilidade e material direcionado às instituições de ensino.

A mostra conta com obras dos artistas Annemarie Brugger, Beatriz Balen Susin, Carlos Gandara, Cristina Lisot, Coletivo UN,  Élcio Miazaki, Gustavo Prata, Hidalgo Afonso Adams, Maria da Graça Craidy, Mirian Garcia, Matheus Montanari, Mara Galvani, Paulo Vega Jr., Rogério Baierle, Vinicius Libardoni e Wagner Mello; além dos Livros “Pintura Brasileira” doado por Ademar Roberto Sebben e “Bambini” doado por Véra Zattera.

O fortalecimento da cultura caxiense passa pela percepção de que conservar e proteger o  patrimônio artístico também significa criar meios de aproximação entre a arte e a sociedade, para isso serão apresentadas diversas ações conjuntas:

 “O AMARP PARA O FUTURO: Conhecendo o acervo e visitando a exposição” 
Para marcar a abertura da mostra, a equipe da Unidade de Artes Visuais, representada pelos servidores municipais Felipe da Silva Vitória,  historiador e agente administrativo; e Mona Carvalho, coordenadora e curadora cultural; realizarão a atividade “O AMARP PARA O FUTURO: Conhecendo o acervo e visitando a exposição” juntamente com os artistas que estarão expondo nesta edição.

 “O AMARP PARA O FUTURO: Acessibilidade”
Todas as exposições que envolvem obras do AMARP apresentam o mínimo de acessibilidade. O projeto é possível em uma parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura de Caxias do Sul. A exposição acessível poderá ser visitada presencialmente nas segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 16h às 22h, e digitalmente através da UAV DIGITAL (sites.google.com/view/uavdigital).

 “Programa Educativo UAV: O AMARP PARA O FUTURO”
Será disponibilizado material da exposição “AMARP RETRÔ 2022” para instituições de ensino, porém os interessados deverão solicitá-lo através do Programa Educativo UAV, até o dia 18 de junho, pelo e-mail: uniartes@caxias.rs.gov.br.

A mostra também será disponibilizada no formato 3D, em um ambiente interativo e imersivo, respeitando as dimensões da Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás. A exposição digital será o mais fiel possível à realidade, oportunizando a visitação de qualquer local do mundo e oferecendo conteúdos diversos para a arte-educação.

A exposição fica em cartaz até o dia 18 de junho, apresenta acessibilidade com audiodescrição das obras, além da apresentação da exposição em Libras. A classificação indicativa é livre, e a visitação acontece de forma gratuita nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 16h às 22h.

“AMARP RETRÔ 2022” com obras do AMARP
Visitação Online na UAV DIGITAL: https://sites.google.com/view/uavdigital
Classificação Indicativa: LIVRE