Neste fina de semana, de primeiro a 3 de março, ocorre o Festival de Cantigas e os 14 Anos da Roda de Capoeira na Praça Via Del Vino, promovido pela Abadá Capoeira de Bento Gonçalves. O evento conta com o apoio das Secretarias de Esportes e Desenvolvimento Social, de Cultura e de Turismo, além de fazer parte do Calendário Esportivo de 2024 do município. Serão realizados encontros na Fundação Casa das Artes, Praça CEU e Via Del Vino.

O evento possui como objetivo a difusão e a preservação do patrimônio cultural imaterial brasileiro e da humanidade que é a capoeira e tem na Abadá sua representação em Bento Gonçalves e região. Dessa forma, a organização trouxe nomes reconhecidos da área para ministrar cursos focando na manifestação artística musical, como o manuseio e toque de instrumentos e composições de cantigas. Os ministrantes dos cursos serão o Mestrando Mobília e a Mestranda Gigi do Rio de Janeiro.

Dentro da programação, vai ocorrer o Festival de Cantigas de Capeira que estimula os capoeiristas a criar músicas próprias. Aproximadamente, estão inscritas 20 composições. Os jurados serão o Mestrando Mobília, a Mestranda Gigi e o Mestrando Sorridente. Os vencedores serão reconhecidos no sábado na Praça Ceu e vão receber premiações relativas à musicalidade, sendo para o primeiro colocado um Berimbau, o segundo colocado um Pandeiro e o terceiro uma Cuia.

De acordo com o organizador Luan Lucas de Barba, também conhecido como Cordilheira, os eventos têm um caráter de estimular os saberes e fazeres da capoeira. Ele enfatiza sobre as ações que expressam as vivências em Bento Gonçalves e região como a Roda Tradicional de Capoeira que ocorre no primeiro sábado de cada mês.

“A Roda Tradicional no Centro de Bento está em seu décimo quarto ano e é uma forma de expressão da cultura popular brasileira como apresentações de maculelê, jongo e samba. Esse estímulo que a gente vem fazendo reforça o cenário de nosso município na formação e no acesso da capoeira e a programação reflete os nossos objetivos de ampliar e de manter viva essa cultura”.

Programação

1º de março
19h – Curso sobre Musicalidade da Capoeira e roda de abertura do evento
Local: Fundação Casa das Artes – Rue Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

02 de março
10h – 14º Aniversário da Roda do Mês
Local: Praça Via Del Vino

14h – Curso de Musicalidade na Capoeira com o Mestrando Mobília
Local: Praça CEU – bairro Ouro Verde

19h – Festival de Cantigas da Capoeira
Local: Praça CEU – bairro Ouro Verde

03 de março
09h – Curso de Musicalidade na Capoeira com o Mestrando Mobília
Local: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto