Foto: Arquivo Projeto Cucagna Scola de Talian

O início das atividades para os alunos matriculados no segundo semestre de 2024 do curso de Língua Talian será no dia 14 de agosto, com uma Aula Inaugural do Projeto Cucagna Scola de Talian e o lançamento da 3ª edição do Dicionário Português Talian e Dissionàrio Talian Portoghese, do escritor Darcy Loss Luzzatto, fomentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Será um evento on-line, na plataforma institucional do IPHAN Nacional, com presença dos alunos, professores do curso de Talian, servidores do IPHAN, autoridades federais e estaduais.

Os Dicionários de Luzzatto foram reeditados pelo IPHAN. A revisão e a atualização das duas obras foram realizadas pelos professores Loremi Loregian-Penkal e Juvenal Dal Castel, do curso de Talian do Projeto Cucagna Scola de Talian.

As 2 mil unidades impressas (mil de cada dicionário) serão distribuídas gratuitamente para instituições de ensino e bibliotecas municipais, priorizando os municípios com ações de ensino da Língua Talian ou com maior densidade de detentores desse patrimônio linguístico, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Aulas do curso de Talian

Neste semestre, estão matriculados 551 alunos. Serão ministradas aulas para turmas nos níveis I, II, III e IV Conversação.

As aulas de Língua Talian da UNICENTRO/ASSODITA são gratuitas e ocorrem em duas modalidades: on-line e presencial. Na modalidade on-line, o curso tem aulas síncronas, ministradas em plataforma digital Moodle e Google Meet, para alunos matriculados.

Na modalidade presencial, os conteúdos da aula síncrona são projetados em 24 núcleos de municípios dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em cada município há um professor coordenador, responsável por reunir os alunos e promover atividades lúdicas, com a finalidade de praticar a Língua Talian. As atividades presenciais acontecem nos seguintes municípios gaúchos:  Antônio Prado, Barão, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Dois Lajeados, Erechim, Fagundes Varela, Guaporé, Ibiraiaras, Montauri, Nova Bassano, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Sananduva, São Domingos do Sul, Sarandi, Serafina Corrêa, União da Serra, Vila Flores, Vista Alegre do Prata. Também há núcleos em Chopinzinho (PR) e Concórdia (SC).

Para saber mais:

O projeto Cucagna Scola de Talian é uma iniciativa em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO-PR) e a Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA), e busca contribuir para a difusão e salvaguarda da Língua Talian, incluída no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) e reconhecida como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo MinC/IPHAN, em 2014. O projeto tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (SEDAC). Também conta com patrocínio da Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina, COOPERLATE.

Sobre o autor dos dicionários de Talian:

Darcy Loss Luzzatto foi neto de imigrantes trentinos e beluneses, tendo nascido em Pinto Bandeira (RS), em 1934. Graduou-se em Matemática na Faculdade de Filosofia da PUCS RS. Foi professor de Física em vários colégios de Porto Alegre, fundador e diretor da Editora Sagra Luzzatto. Em 1984, com o objetivo de resgatar sua língua materna, o Talian, passou a escrever e publicar diversas obras em Talian perfazendo mais de 15 livros, entre os quais, os dois dicionários reeditados agora pelo IPHAN. Luzzatto faleceu em casa, no ano de 2020.

Foto: Arquivo Projeto Cucagna Scola de Talian
Foto: Arquivo Projeto Cucagna Scola de Talian

Serviço:

O quê: Volta às aulas do curso de Língua Talian do Projeto Cucagna Scola de Talian

Quando: 14 de agosto de 2024

Onde: plataforma institucional do IPHAN Nacional

Horário: 19h30min