Card: Divulgação/SECULT

Urbano, contemporâneo, clássico, tradicionalista, folclórico, ballet, árabe, entre outros estilos vão mostrar a sua força, beleza, harmonia e poesia na 6ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança. O evento, que ocorre na Rua Coberta nos dias 29 e 30 de abril, é uma realização entre a Secretaria de Cultura em parceria com o Sesc de Bento Gonçalves, com a participação de 12 escolas e grupos de dança da cidade. A ação contará ainda com food truck, cervejaria, artesanato e brinquedos infláveis.

A dança faz parte do ser humano. Ela tem como ferramenta o próprio corpo que se expressa em movimentos. A partir de um passo, cria-se a coreografia, ritmos, estilos, energias e vibrações. É um processo artístico manifestado em gestos que transbordam do corpo. E que vai contando uma história ou histórias, expressões de uma cultura, simbologias de tempos e espaços.

Entre as atrações da Mostra, está o P1oito Estúdio que foi idealizado em março de 2019 e tem como sócio-proprietários Lara Balsan e Zeca Baldassari. O grupo trabalha com aulas regulares focadas nas bases técnicas das danças urbanas e suas vertentes, como: Locking, Wacking, Vogue, Popping, Hip Hop Dance, House Dance, Breaking, Dancehall, Twerk Dance, dentre outros. Também o P1oito trabalha com aulas regulares de Ritmo’z, que são aulas coletivas com o intuito de divertir, revigorar, energizar e criar uma sensação de bem-estar nos alunos.

“Infinitas possibilidades, versatilidade e diversidade cultural são características que nos atraem na dança, e nos fazem trabalhar satisfatoriamente, com ela, todos os dias. É o momento onde a Secretaria de Cultura e o Sesc têm a oportunidade de fomentar esse mercado e incentivar quem trabalha com a dança a mostrar seu trabalho para a comunidade. É oportunidade de conhecer e mostrar os talentos que existem na cidade, e movimentar a classe artística. Além disso, também é a chance de incentivar novas pessoas a entrarem para este mercado, fazendo com que os espaços de dança cresçam e se desenvolvam, gerando mais oportunidades para esses trabalhadores da cultura”, diz Zeca Baldassari.

Aline Todeschini, que há 11 anos está a frente da Essenci e há 20 anos ensina Dança do Ventre e folclore árabe, ressalta que a Mostra Bento-gonçalvense expressa um momento de encontro com a arte da dança.

“Realizar um evento em homenagem ao dia da Dança, mostra que a cidade, que a Secretaria de Cultura, reconhece a Dança como cultura, como forma de arte. Traz a dança de Bento Gonçalves para o cenário da cidade e para apreciação do público. A Dança precisa de espaço e reconhecimento para acontecer e para seguir transformando, portanto, essa iniciativa é muito importante. Ela apresenta a dança não apenas como forma de entretenimento, traz ela para o campo das artes e apresenta para a comunidade os trabalhos e processos coreográficos que estão sendo desenvolvidos nos espaços e grupo da cidade. Trazendo diferentes leituras, diferentes propostas e linguagens, com diferentes técnicas e culturas”, segundo Aline.

Programação – 6ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança – Rua Coberta

29 de abril
15h30 – Projeto Coração Cidadão – Ballet, Jazz, Danças Urbanas e Dança Oriental
16h15 – Via Attiva Espaço da Dança – Dança de Salão e Dança Livre
17h – Essenci Dança e Movimento – Dança Oriental e Folclore Árabe, Dança de Salão e Ballet Infantil
17h45 – Cris Bristot Escola de Dança – Ballet e Ritmo’z
18h15 – Bailarte Escola de Ballet – Ballet Clássico
19h – Studio de Dança Nina Aver – Ballet

30 de abril
15h30 – Maturidade Urbana – Dança Urbana
16h – Sala de Ensaio – Ballet Neoclássico e Dança Contemporânea
16h45 – Grupo Fabemballare – Dança Folclórica Italiana
17h30 – Rastros do Tempo Artes Nativas – Dança Gaúcha e Latina
18h15 – Nest Support – Hip Hop
19h – P1oito – Dança de Rua