Imagem: Cena do filme O Diabo Veste Prada (2006)

Eventos vêm e vão e detalhes podem torná-los memoráveis e diferenciados. Criar narrativas, por exemplo, é uma forma inovadora e divertida de se conectar com o público e criar um contexto exclusivo, do convite ao final do evento. A técnica de “storytelling”, muito utilizada no cinema e em materiais publicitários, pode também ser explorada por esse mercado.

Dito isso e unindo o mundo das narrativas às estratégias de organização de um evento, Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup de tecnologia com plataforma inteligente para a organização de eventos, recomenda cinco filmes com lições inspiradoras para serem aplicadas na hora de planejar um dia inesquecível. Confira:

Whiplash: Em busca da perfeição (2014)

Neste longa de Damien Chazelle, protagonizado por Miles Teller, temos um jovem obstinado a se tornar baterista a todo custo, mas não qualquer baterista. Disposto a dar seu sangue (literalmente), ele treina e persiste em se igualar a ídolos e se tornar um músico conhecido. No meio do caminho, sua vida se cruza com a do maestro Terence Fletcher, que não aceita nada além do perfeito e instiga o jovem a dar mais e mais a cada ensaio. “Para aqueles que querem fazer o evento do ano, esse filme ensina que dedicação não necessariamente leva à perfeição, até porque esse conceito tem um fim em si mesmo, mas com certeza leva a algo muito próximo do que idealizamos”, comenta Reinaux.

O Rei do Show (2017) 

O filme conta a história de P. T. Barnum, 1º milionário do show business, que começou sua trajetória com um museu de curiosidades e, com o sucesso obtido, criou um verdadeiro show, com trapezistas e outros símbolos do circo.Para quem  vai organizar um bom evento, saber impressionar e surpreender o público é, com certeza, uma lição valiosa que esse filme traz, além da importância de alinhar com os demais organizadores essas intenções, para que tudo ocorra em sinergia.

Truque de Mestre (2013)

Um outro longa que encanta é o bem avaliado Truque de Mestre, de Louis Leterrier, em que temos um grupo de ilusionistas que criam um caos nunca visto antes, ao fazerem mágicas criminosas e grandiosas ao vivo. Com um roteiro criativo e que usufrui do espaço audiovisual ficcional em que está inserido, este longa pode inspirar organizadores a criarem eventos mais ousados, novamente buscando encantar o público.

Woodstock – 3 Dias de Paz, Amor e Música (1970) 

No documentário lançado no ano seguinte ao histórico festival de Woodstock, um marco da contracultura, vemos os desafios que os empresários que idealizaram o evento tiveram, como decidir priorizar a construção do palco para os shows ou cercar o entorno do local escolhido, o que ajudou o festival a ser gratuito. “Ao mostrar os desafios e imprevistos que o festival enfrentou e mesmo assim o sucesso estrondoso que foi, esse documentário acaba por trazer muitos ensinamentos a quem deseja realizar eventos. Talvez o mais importante deles seja que, apesar de ser importante realizar um bom planejamento, às vezes surgem imprevistos e eles não são necessariamente negativos”, aponta o especialista.

O Diabo Veste Prada (2006)

E o clichê queridinho da sessão da tarde, protagonizado por Anne Hathaway e Meryl Streep, não podia faltar, uma vez que o filme é um forte retrato do empreendedorismo e da importância de analisar nossas ações em busca de objetivos. A personagem Andrea mostra como pode ser positivo e proveitoso se manter aberto a novos horizontes, ao mesmo tempo em que devemos medir as consequências dos caminhos que decidimos seguir.

Fonte: Even3