Território dinâmico na cena cultural contemporânea de Bento Gonçalves, a Zona Norte do município é o foco do projeto Gesta – Cultura em Crescimento, que está sendo lançado por um grupo de artistas e produtores culturais da cidade.
A iniciativa une a pesquisadora e doutora em História Cristine Tedesco; a atriz e pesquisadora Nina Picoli; a técnica em biblioteconomia Elisa Lentes; a especialista em marketing estratégico e formada em biblioteconomia Eunice Pigozzo; o b-boy e produtor cultural Pedro Festa; e o publicitário, produtor cultural, poeta e cineasta Rogério Rodrigues. Juntos, eles vão implementar diversas ações para potencializar e dinamizar a cena cultural da Zona Norte de Bento e seus diversos agentes envolvidos. O processo seletivo para uma residência artística já está com inscrições abertas.
A determinação do projeto em promover ações que fortaleçam a Zona Norte da cidade, região compreendida no RS Seguro, parte de pesquisa de dados e da constatação que a região, embora potente e importante no mapa sócio-cultural, ainda está aquém no acesso aos recursos e programas de incentivo à produção cultural. Outra característica é que, mesmo em ambientes institucionais, não se tem ideia dos números e dados de quem são os fazedores de cultura deste território e suas necessidades.
Assim, dentre as iniciativas que o Gesta pretende implementar está a realização de um Mapeamento Cultural para identificar os diferentes agentes culturais presentes nesse ambiente. Depois desta ação, os dados ficarão à disposição da comunidade e do poder público como mais um recurso de fortalecimento e entendimento dos diferentes agentes em atividade nesta região do município, favorecendo ainda ao fortalecimento da rede de relações dos diferentes articuladores da economia criativa e possíveis implementações de pol&i acute;ticas públicas.
Será produzido ainda, um artigo científico sobre o Mapeamento Cultural, compartilhando as informações aos interessados e à Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves. Além desse mapeamento dos trabalhadores da cultura da Zona Norte, o Gesta também realizará oficinas de produção cultural, empreendedorismo cultural, residência artística e produção de um evento resultante destas ações articuladas.
O processo seletivo para a residência artística está aberto no site do projeto. A residência artística de 40h para produtores culturais será realizada durante cinco meses e é composta de oficinas e atividades focadas em distintos aspectos da produção cultural, em seus variados segmentos. As pessoas selecionadas que cumprirem frequência mínima de 80% do curso receberão certificado e uma bolsa residência no valor de R$1.000,00 (um mil reais).
Processo Seletivo para participação no projeto “Gesta: Cultura em Crescimento”, com início no primeiro semestre de 2023:
-O processo seletivo tem o objetivo de selecionar 20 (vinte) participantes para o projeto “Gesta: Cultura em Crescimento”;
-Os selecionados que cumprirem frequência mínima de 80% do curso receberão certificado e uma bolsa residência no valor de R$1.000,00 (um mil reais).
-Poderão ser indicados suplentes, que constarão em lista de espera
Inscrições:
-Forma de inscrição: por meio de formulário Google
-As inscrições serão feitas no período de 13 de março a 07 de abril, unicamente por meio eletrônico. Não serão aceitas inscrições presenciais.
-Para inscrever-se, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição mencionada acima, com seus dados pessoais e um breve currículo (máximo: 700 caracteres, com espaços).
Mais informações no Site do Gesta. O projeto é desenvolvido com recursos do EditalFac Territórios Criativos da Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.