Gerenciar pessoas é um dos maiores desafios, sobretudo para pequenas empresas, que não costumam ter um departamento de Recursos Humanos estruturado. Para ajudar nessa importante missão, a Associação das Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) criou o Projeto Polaris, que reúne um time de especialistas em Recursos Humanos. O próprio nome demonstra o objetivo da iniciativa, já que Polaris faz alusão à estrela do Norte ou estrela Polar, usada até hoje para nortear os navegadores. Ao todo, são seis profissionais que oferecem descontos para associados Apeme nas mais diversas áreas da Gestão de Pessoas. Nesta semana, a psicóloga Alessandra Lussani Tedesco, que integra o Polaris, aborda a Avaliação Psicossocial.

Ela explica que, apesar de muita gente conhecer como Avaliação Psicológica, o termo correto utilizado no âmbito da Medicina e da Segurança Ocupacional é Avaliação Psicossocial. “É importante essa diferenciação porque o foco não é apenas o indivíduo e sua personalidade, mas também o estudo do ambiente que o cerca, os equipamentos e subsídios do qual dispõe para desenvolver a sua atividade, bem como sua relação com outras pessoas e as consequências dessa relação no mercado de trabalho”, detalha.

A Avaliação Psicossocial é realizada através de entrevistas e testes psicológicos, tendo como objetivo analisar aspectos psíquicos dos colaboradores, a fim de verificar se o perfil dele pode ou não comprometer o desenvolvimento das tarefas. “Vale lembrar que somente psicólogos habilitados podem realizar a Avaliação e que, assim como as metodologias aplicadas, é de uso privativo do psicólogo. Ou seja, os dados são sigilosos, apenas o laudo final é encaminhado à empresa”, comenta Alessandra.

Desde 2010, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) incluiu na lista de doenças profissionais também os transtornos mentais e comportamentais. A partir disso, Alessandra explica que algumas Normas Regulamentadoras (NRs) surgiram e passaram a exigir obrigatoriamente a Avaliação Psicossocial como ferramenta para atestar que o colaborador possa exercer atividades onde exista um ambiente de risco e de perigo. “A Avaliação também pode ser utilizada em outras situações, entre as quais exames Admissionais, Periódicos, Demissionais, de mudança de função ou de retorno ao trabalho, por exemplo”, enumera.

“Ter colaboradores saudáveis e seguros não tem preço. A realização da Avaliação Psicossocial por um psicólogo habilitado evita gastos desnecessários, multas e reduz o afastamento de colaboradores por acidente de trabalho ou atestados”, argumenta a psicóloga.

Entre em contato
Alessandra Lussani Tedesco atende pelo telefone (54) 98135 3626 ou através do e-mail alessandralussani@yahoo.com.br. Associados Apeme têm 15% de desconto em consultorias empresariais e 30% de desconto em sessões de psicoterapia destinadas a crianças, adolescentes e adultos.

Fonte: Assessoria APEME / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here