Sabe aquela sensação de estar sempre correndo contra o tempo? Ela faz parte da cultura de trabalho contemporânea, na qual produtividade e eficiência são altamente valorizadas.
“A pressão por uma alta performance e a competitividade exacerbada geram nas pessoas esse senso de urgência permanente”, explica Tamires Teixeira, psicóloga e mentora de carreira. Tudo parece ser para ontem. Você está no metrô, mas consegue escrever rapidinho um email de trabalho. Está na academia, mas pode responder a um cliente no WhatsApp.
E isso traz a sensação de que precisamos estar sempre disponíveis e produtivos, aponta Teixeira. O ritmo de grandes cidades, como São Paulo, potencializa essa sensação de aceleração, afirma Luís Mauro Sá Martino, doutor em ciências sociais e autor do livro “Sem tempo para nada”.
“Quando há muita coisa acontecendo, nossa percepção de tempo muda. Parece que está passando mais rápido. Em grandes cidades, centenas de coisas acontecem ao mesmo tempo”, explica. E por que isso é tão prejudicial? Porque pode gerar altos níveis de estresse e um quadro de burnout, termo usado para descrever o esgotamento profissional.
Isso prejudica o desempenho e a satisfação do profissional. “Pessoas exaustas não rendem bem. Então, é fundamental a gente parar de glamorizar o excesso de trabalho”, argumenta Martino.
Então, como desacelerar?
- Saiba priorizar tarefas. Organize melhor a hierarquia de funções dentro do trabalho, indica Martino. “Nem tudo é urgente. As tarefas têm ordem de prioridade, algumas podem esperar e outras precisam ser feitas agora”, explica.
- Aposte em ferramentas de gestão de tempo. Use-as como forma de gerenciar suas tarefas do dia a dia, diz Teixeira. Algumas sugestões: Trello, Notion, CheckUp e Todoist.
- Respeite o tempo do outro. Pare de atropelar o tempo do outro com demandas que podem ser deixadas para depois, defende Martino. Isso vale para lideranças e colegas de trabalho.
- Se vai mandar uma mensagem fora do expediente, questione-se: preciso mandar agora? Ou posso esperar?
- Se você sabe que alguém está com uma tarefa, espere para passar outra demanda, caso não seja urgente. Comunique seu gestor. Está sobrecarregado e recebeu novas demandas? Abra o jogo e peça para que, juntos, vocês reorganizem prioridades.
- Limite o uso de redes sociais e ferramentas de trabalho. Elas nos fazem estar conectados o tempo todo, diz Teixeira. Prefira usar o WhatsApp Business para não misturar trabalho e vida pessoal. Se não puder, remova notificações de email, Skype, Discord e outras ferramentas quando estiver fora do expediente.
- Valorize o tempo de lazer e desconexão. Se você vai descansar pensando ou recarregando as baterias para o trabalho, você não está descansando, pontua Martino. Use seu tempo livre para cultivar partes da sua vida que não envolvem sua profissão.
- Evite organizar seu tempo livre como se fosse um tempo produtivo, com horários marcados para tudo e funções a se cumprir. Busque momentos de puro descanso.
- Dica final: concentre-se no momento presente de cada atividade, orienta Martino.
Fonte: Folha de São Paulo