No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre queda de cabelo.

É normal que o cabelo perca de 50 a 150 fios por dia. Quando o volume é maior que esse, é importante ligar o alerta. A queda capilar e a calvície são problemas constantes na vida de diversas mulheres e podem acontecer por várias causas, como mudanças hormonais, estresse e predisposição genética.

Até 50% das mulheres podem sofrer de com a perda de cabelo. Há muitas possibilidades para que a queda de cabelo seja provocada. “Doenças do couro cabeludo, doenças sistêmicas, fenômenos naturais como puerpério e envelhecimento, predisposição genética, problemas hormonais e nutricionais são alguns dos motivos. Por isso é importante haver uma investigação médica para definir a causa e, portanto, o tratamento”, orientam os dermatologistas.

Para além de entender o tipo de alopecia, a reversão do quadro só é possível em casos de diagnósticos corretos e precoces. Existem alguns tratamentos que recuperam os fios. Produtos encontrados em farmácias, e que sejam destinados à queda de cabelo, podem ter resultados. Mas isso depende, há cosméticos que contam com diversos estudos, enquanto outros não têm a mínima comprovação. Por isso, é importante procurar um médico para indicar algum que seja cientificamente comprovado em segurança e eficácia.

Qualquer tratamento capilar é longo, e os primeiros resultados começam a aparecer significativamente a partir de 3 a 4 meses. Por isso, mais uma vez é importante determinar a causa para não perder tempo em um tratamento inútil.