No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre os perigos do sobrepeso na infância.
Quando falamos em obesidade e sobrepeso, temos que ter em mente que falamos de ocorrências diferentes, porém conectadas. Falamos que uma pessoa está com sobrepeso quando ela apresenta um peso maior do que o desejável para sua altura. Já a obesidade diz respeito a um excesso de gordura corporal em relação à massa magra. Caso o aumento de peso de uma pessoa ocorra de maneira excessiva, pode ocorrer a obesidade, que é uma doença crônica.
Na infância, a alimentação e a prática de atividades físicas são muito influenciadas pela ação dos adultos. Isso significa que, se a família consome alimentos ricos em açúcares e gorduras, é muito provável que as crianças também se alimentem dessa forma, o que pode contribuir para o aumento de peso.
O mesmo vale para a prática de atividades físicas. Quando elas são pouco estimuladas pela família, o indivíduo pode tornar-se sedentário. Ficar muito tempo sentado assistindo à televisão, jogando videogame ou fazendo uso de computador é um hábito muito observado nas crianças e que pode contribuir para o sobrepeso em razão da falta de gasto calórico dessas atividades.
O sobrepeso infantil é um fator de risco para o desenvolvimento de vários problemas de saúde. Acredita-se que cerca de 70% dos adolescentes com excesso de peso podem tornar-se adultos com sobrepeso ou obesos. O sobrepeso é um assunto sério e que merece atenção, uma vez que pode desencadear uma série de problemas na infância e também na vida adulta.
O médico endocrinologista, Dr. Tiago Mech, diz que o sobrepeso nas crianças é o reflexo dos hábitos dos adultos: