Foto: Freepik

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre como doenças renais crônicas podem afetar pele, cabelos e unhas.

Os rins são órgãos fundamentais para o funcionamento do organismo: ajudam a eliminar o excesso de líquido e sal, impedem o aumento da pressão arterial e filtram o sangue. Mas você sabia que doenças renais crônicas podem gerar sinais na pele, no cabelo e até nas unhas?

Quando temos um dano parcial ou total à função renal ou até mesmo na estrutura dos rins, afetamos todos os nossos tecidos e sistemas, inclusive a pele. Os danos cutâneos podem fornecer dados clínicos valiosos para o diagnóstico de insuficiência renal, por exemplo.

É comum que quem tenha disfunção renal apresente uma pele mais ressecada. A condição, que é conhecida como xerose cutânea, é uma manifestação dermatológica frequente em indivíduos com problemas nos rins —podendo afetar quase 80% dos casos.

Geralmente, quem tem doença renal desenvolve anemia, o que acarreta palidez. Isso acontece porque os rins, quando estão saudáveis, produzem um hormônio chamado eritropoetina, que estimula a medula a produzir glóbulos vermelhos, responsáveis por distribuir o oxigênio aos órgãos vitais. Quando os rins estão com problemas, esse hormônio não é produzido adequadamente, afetando a pele, que fica com uma tonalidade mais pálida.