No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre os sintomas da pressão baixa

Também chamada de hipotensão, a pressão baixa ocorre quando a pressão arterial é muito menor do que o normal, fazendo com que o coração, o cérebro e outras partes do corpo não recebam sangue suficiente.

A literatura médica define a pressão arterial como a força que o sangue exerce nas paredes das artérias enquanto circula pelo corpo. Ela é medida em dois números: a pressão sistólica (o número mais alto) e a pressão diastólica (o número mais baixo). Em condições consideradas normais, o valor para a pressão arterial é de cerca de 120/80 mmHg (milímetros de mercúrio). Já a pressão baixa, ou hipotensão, é definida como uma pressão arterial abaixo de 90/60 mmHg.

Algumas condições comuns do dia a dia estão associados à pressão baixa, como por exemplo a hipotensão ortostática causada por uma mudança repentina na posição do corpo. Isso ocorre com mais frequência quando você muda da posição deitada para em pé. Nesses casos, a pressão arterial baixa geralmente dura apenas alguns segundos ou minutos.

Se esse tipo de pressão arterial baixa ocorrer após a alimentação, é chamada de hipotensão ortostática pós-prandial. Esse tipo geralmente afeta adultos mais velhos, pessoas com pressão alta e pessoas com doença de Parkinson.

A hipotensão neuromediada (NMH) afeta mais frequentemente adultos jovens e crianças. Pode ocorrer quando uma pessoa fica de pé por muito tempo. As crianças geralmente superam esse tipo de hipotensão.

Já a causa da hipotensão grave pode ser perda súbita de sangue (choque), infecção grave, ataque cardíaco ou reação alérgica grave (anafilaxia). Além disso, certos medicamentos e substâncias podem levar à pressão arterial baixa, incluindo:
álcool
medicamentos anti-ansiedade
certos antidepressivos
diuréticos
medicamentos para o coração, incluindo os utilizados para tratar a hipertensão arterial e doenças coronárias
medicamentos usados para cirurgia
analgésicos

Outras causas de pressão arterial baixa incluem:
danos nos nervos do diabetes
alterações no ritmo cardíaco (arritmias)
desidratação
insuficiência cardíaca

De acordo com o Ministério da Saúde, o sintoma mais comum é a vertigem, mas impactos negativos maiores no corpo ocorrem quando há depravação prolongada de oxigênio e nutrientes.

visão turva
tontura ou atordoamento
sensação de desmaio ou desmaio
fadiga
problemas de concentração
náusea

Em casos mais graves, a pressão arterial extremamente baixa pode levar a uma condição conhecida como choque. Os sintomas de choque incluem confusão, especialmente em pessoas mais velhas; pele fria e úmida; palidez; respiração rápida e superficial; pulso fraco e rápido.