No quadro Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre surto psicótico.
Quando alguém tem uma reação inesperada, ou simplesmente toma uma atitude que foge do padrão comum, é comum ouvir que essa pessoa está surtada ou tendo um surto psicótico.
O surto psicótico pode ser definido como um momento de desorganização psíquica, onde há perda de noção da realidade, apresentando comportamento descompensado e psicótico. Durante o surto, a pessoa pode apresentar sinais e sintomas como confusão mental, delírios, alucinações, alteração de humor e outros. É causado por conta de transtornos mentais psicóticos como a esquizofrenia, comorbidade de outros transtornos mentais e relações abusivas como as drogas.
Recentemente a ex-modelo Andressa Urach, teve um surto, em que teria ameaçado sacrificar o próprio filho em oferenda religiosa. A revelação foi feita por seu marido, Thiago Lopes, num vídeo publicado nas redes sociais. Em outubro do ano passado, Andressa revelou que sofria de transtorno borderline, o que explicaria suas mudanças radicais de comportamento.
O psicólogo Alexander Bez, especialista em saúde mental, comenta o episódio vivido pela ex-modelo e explica sobre as características do surto psicótico: