Foto: Freepik

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a cirurgia robótica.

A transformação tecnológica vem impactando continuamente a Medicina e a cirurgia robótica é um bom exemplo disso. Menos invasiva e com potencial para uma recuperação mais rápida, essa modalidade está em crescimento no Brasil.

A cirurgia robótica é uma operação assistida por robôs. É uma técnica minimamente invasiva, em que todas as manobras são conduzidas pelo cirurgião e executadas por meio do robô, com controle de movimentos feito por joysticks.

Mesmo entre as plataformas de diversos fabricantes, o ponto em comum é o carro que vai junto ao paciente onde se acoplam a câmera e os braços robóticos, que permitem operar através de incisões cada vez menores. O console do cirurgião onde o profissional controla os braços, câmera e todos os instrumentos com uma visão HD 3D, e todos os seus movimentos, são filtrados para evitar tremores. Atualmente, é a técnica mais moderna no que se refere a procedimentos minimamente invasivos.

Esse formato de cirurgia é indicado para algumas doenças que necessitam de tratamento cirúrgico, mas o profissional médico precisa ter a habilitação específica para poder realizá-la por via robótica. Estão incluídas as operações para o tratamento do câncer, como por exemplo, o câncer de ovário, de próstata, de endométrio ou do colo do útero. Todas elas podem ser realizadas sem precisar de grandes incisões, como aconteceria na abordagem aberta.

O urologista Dr. Gustavo Toniazzo, fala mais a respeito da cirurgia robótica: