No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre quais são os seis suplementos anti-inflamatórios encontrados na natureza.
A inflamação crônica do organismo pode causar vários problemas de saúde, como diabetes, colesterol alto e, até mesmo, câncer. Entre os hábitos da vida moderna, uma alimentação ruim é um dos fatores que contribuem para o surgimento do problema. Por isso, incluir frutas, proteínas, legumes, temperos e vegetais anti-inflamatórios na dieta é uma ótima forma de cuidar da saúde. Alguns alimentos contêm fitoquímicos, ou seja, substâncias com funções benéficas que ajudam nesse infortúnio:
1. Óleo de peixe ômega-3
O óleo de peixe tem dois compostos que podem ajudar a combater a inflamação. A substância é aliada da saúde cardíaca e possui propriedade anti-inflamatória.
2. Curcumina
Composto presente no açafrão, que confere pigmento amarelado, a curcumina é rica em polifenóis. Ela ajuda no combate à inflamação e ainda é rica em antioxidantes que potencializam sua ação na prevenção de doenças, como diabetes tipo 2, fígado gorduroso e até câncer.
3. Extrato de chá verde
Além de ser um grande aliado anti-inflamatório, a bebida é um poderoso antioxidante. Nele estão presente alguns compostos que diminuem a ação de enzimas conhecidas como citocinas, que são responsáveis por desencadear o problema. Além disso, estudos já revelaram que o chá pode reduzir o risco de declínio cognitivo em idosos e ainda atua na prevenção do tumor maligno.
4. Extrato de gengibre
“Com mais de 400 compostos naturais, muitas das substâncias presente no gengibre atuam contra a inflamação, sendo o gingerol e o zingerona os mais famosos. A especiaria ainda pode contribuir na redução de leucotrienos, compostos que desencadeiam o infortúnio no corpo.
5. Resveratrol
Presente nas uvas, o resveratrol é um tipo de polifenol com importantes efeitos antioxidantes no organismo. Ees podem ajudar a reduzir a inflamação, protegendo as células contra danos dos radicais livres.
Apesar dos suplementos se tratarem de substâncias naturais, a profissional reforça a necessidade de consultar um médico antes de fazer o uso delas.