No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre o chá de mulungu.
Posts no TikTok com milhões de visualizações desinformam ao dizer que o chá de mulungu, uma bebida fitoterápica, seria uma solução contra a insônia. Em um deles, o autor diz que “é o Rivotril natural e é excelente”, referindo-se ao tranquilizante tarja preta usado para tratar a ansiedade. Em outro, a pessoa afirma que certa quantidade do produto combinado com outra planta resolve a falta de sono, fazendo a pessoa “desmaiar”.
Há mais de 488 mil menções à hashtag “chademulungu” na rede, e parte deles expõe o público com insônia a riscos de saúde. Os desinformados acabam experimentando a bebida, feita com a casca do caule da planta mulungu, sem saber das contraindicações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Segundo o órgão, grávidas, lactantes e menores de 18 anos devem evitar o consumo do chá por “falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações”. O consumo também não deve ser feito por pessoas com insuficiência cardíaca e arritmia e por quem apresentou algum tipo de hipersensibilidade à planta.
A Anvisa também informou que “nenhuma marca está autorizada a produzir industrialmente chá de mulungu e divulgá-lo com indicações terapêuticas”. Apenas farmácias de manipulação e farmácias vivas, aquelas ligadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) que fazem medicamentos fitoterápicos, estão autorizadas a produzir o chá de mulungu para terceiros.