O jornalismo brasileiro foi pego de surpresa na manhã da última quinta-feira, dia 02, com a notícia da morte da jornalista Glória Maria, de 73 anos. Glória fez história na TV Globo, onde estava desde os anos 70. A jornalista foi diagnosticada com câncer de pulmão há quatro anos, o que pode ter agravado o estado de saúde da profissional nos últimos dias.
Neste Dia Mundial Contra o Câncer, vamos falar sobre um dos tipos mais comuns da doença. O câncer de pulmão é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. E é também um dos que mais mata. O Brasil tem cerca de 700 mil casos novos de câncer por ano, dos quais 30 mil são de pulmão, segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O tabagismo é umas das principais causas.
Parar de fumar é difícil, mas possível com orientação profissional. O uso de medicações com técnicas de apoio comportamental é o que traz melhores resultados. O reforço motivacional por familiares e amigos é fundamental.
Saiba mais em entrevista realizada com a doutora Ana Gelatti, oncologista da Oncoclínicas RS: