Foto: Freepik

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre o vape, ou cigarro eletrônico.

A nicotina nos vapes pode ser altamente viciante e pode aumentar o açúcar no sangue, a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, entre outros riscos à saúde. E embora algumas pessoas recorram ao vape para parar de fumar cigarros, os cigarros eletrônicos podem conter substâncias que também representam riscos à saúde.

Apesar da popularidade dos vapes —mais de 8 milhões de americanos eram usuários atuais de cigarros eletrônicos em 2018, de acordo com dados de saúde federais— há poucas orientações estabelecidas para ajudar pessoas a parar. Muitas das recomendações que existem vêm de esforços de cessação do tabagismo, não de pesquisas específicas sobre vaping.

Os médicos afirmam que existem estratégias para ajudar as pessoas a lidar com esses sintomas e a parar com o vape de vez. Parte do planejamento para parar envolve descobrir seus gatilhos: o que o motiva a usar e quais pessoas ou ambientes você precisa evitar enquanto se desintoxica da nicotina.

Algumas pessoas optam por parar abruptamente, mas os especialistas dizem que outros podem ter mais sucesso se reduzirem gradualmente a quantidade que consomem ao longo de várias semanas. Pode ajudar a estabelecer uma data para parar ou um prazo para desistir completamente do vape.

Aqueles que são dependentes de nicotina podem experimentar abstinência ao parar. Eles podem se sentir ansiosos, nauseados e trêmulos. Esses sintomas geralmente são mais intensos nos primeiros três dias e depois geralmente diminuem com o tempo. Pessoas que lutam com os sintomas de abstinência podem gerenciá-los no momento. Manter água, chiclete e lanches à mão pode ajudar a aliviar a fixação oral que as pessoas experimentam quando sentem a necessidade de usar o vape.

Embora não haja medicamentos especificamente aprovados para ajudar as pessoas a parar de vapear, algumas pessoas podem se beneficiar de tratamentos para parar de fumar com medicamentos antitabagismo. Terapias de reposição de nicotina como adesivos, chicletes e pastilhas também podem ajudar as pessoas a parar de usar vape.

Geralmente, são necessárias várias tentativas para alguém desistir permanentemente dos cigarros eletrônicos. É importante lembrar que as tentativas fazem parte do processo e que, se a primeira tentativa não der certo, não é um fracasso.