Começa nesta sexta-feira (5) o evento de mobilização Virada Sustentável, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Prefeitura Municipal de Porto Alegre participará pela primeira vez na organização da iniciativa, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). A ação vai até domingo (7).

O projeto visa abranger os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU, com o objetivo de levantar discussões e estimular uma visão positiva a respeito da sustentabilidade, reforçando o papel do cidadão, da comunidade e do governo nessa transformação. Esta é a 8ª edição do evento no Brasil, que foi realizado pela primeira vez em 2011, em São Paulo. Os ODS devem ser trabalhados e introduzidos em todos os países até 2030, como publicou a ONU no edital da proposta. “A agenda ambiental é da sociedade, não está só na mão do poder público. Por isso, a relevância da Virada Sustentável, para a discussão dos temas propostos”, explicou Maurício Fernandes, da Smams.

A abertura oficial da edição em Porto Alegre acontecerá no Theatro São Pedro, a partir das 9h da manhã desta sexta, com o seminário Poa Inquieta, que debate alternativas de futuro para a cidade. Para participar desta palestra e das demais ofertadas, basta se inscrever gratuitamente no site. As rodas de conversas e debates trarão profissionais nas áreas ligadas a sustentabilidade, inovação e economia criativa.

A Serenata Iluminada é, em grande parte das edições, a atração mais esperada e que reúne o maior número de participantes. Ano passado, por exemplo, o evento reuniu mais de 10 mil pessoas. Este ano, ela será realizada no sábado (6), na Redenção, a partir das 18h. Além disso, serão promovidos campeonatos de futebol, aulas de yoga, apresentações artísticas, oficinas de comidas sustentáveis e aulas de dança para todos os públicos e idades.

Fonte: OSul / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here