Tradicional momento de reflexão para cristãos, a Páscoa carrega diversos significados que podem encontrar na união da família um dos seus vetores mais fortes. Em tempos de pandemia, com o convívio restrito e a impossibilidade de viajar, a data comemorada neste domingo, dia 12, reforça essa proposta. E como é bom levar esse sentimento de comunhão à mesa num almoço de Páscoa.

Para deixar esse momento ainda mais saboroso, a Cooperativa Vinícola Garibaldi traz sugestões de harmonizações que prometem surpreender no preparo de um dos peixes mais procurados para essa data, o bacalhau. Quem topar o desafio de se aventurar na cozinha, encontra os ingredientes necessários nessa matéria e o passo a passo desse ícone gastronômico nas versões arroz com bacalhau e bolinho de bacalhau. Para ambos, uma das sugestões para harmonização é o Granja União Riesling Seco.

Mas, com o vasto rol de produtos da casa, você pode experimentar diversas composições que atendam a seu paladar. Uma outra opção de vinho é o Granja União Malvasia Suave, jovem e refrescante. Se quiser um pouco mais de ousadia, pode testar o prato com o espumante Garibaldi Prosecco Rosé, primeiro e único no mercado brasileiro dessa variedade. Até as crianças podem entrar nesta brincadeira, escolhendo os sucos integrais da cooperativa para acompanhar a refeição.

Na hora da sobremesa, é claro que não podiam faltar os chocolates, convidados de honra para essa data. Como sugestão para degustar, a dica é providenciar trufas saborizadas – maracujá, laranja, champanhe e cereja, por exemplo – e combiná-las com vinhos e espumantes que prometem extrair o máximo de sabor de cada uma delas.

A primeira cai bem com o Garibaldi Chardonnay Brut, que tem realçado seus sabores cítricos e sua acidez. A trufa de laranja combina deliciosamente com o Granja União Riesling Seco, que volta a aparecer, desta vez mostrando seu potencial para extrair toques de frutas cítricas. O premiado Garibaldi Moscatel pode compor uma dupla e tanto com a trufa de champanhe, equilibrando sabores adocicados, enquanto o Granja União Cabernet Franc Suave faz par daqueles com a trufa de cereja, extraindo ainda mais sabor das frutas vermelhas.

O melhor é que para isso não precisa nem se preocupar em sair de casa. Basta enviar um WhatsApp para o número (54) 3464.8104, escolher seus produtos e receber vinhos, espumantes e sucos no conforto do seu lar – e mais protegido da ameaça do coronavírus. Esse serviço está disponível para moradores de Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa e é gratuito para pedidos que totalizem mais de R$ 89 – compras inferiores terão acrescidos R$ 10 de taxa de entrega.

Dica de harmonização: Granja União Riesling Seco
O Granja União Riesling Seco da Cooperativa Vinícola Garibaldi é um vinho varietal, vinificado de forma tradicional. Apresenta coloração amarelo palha com reflexos esverdeados e aroma com notas de flor de laranjeira e um toque de frutas cítricas. No paladar, é leve e delicado, tendo acidez equilibrada e um toque mineral.

Para cozinhar em casa:

Arroz com bacalhau
Ingredientes
1 xícara de arroz branco cozido
2 dentes de alho médios
3 cebolas roxas (cortadas em rodelas)
100ml de azeite de oliva extra virgem
1 colher (sopa) de manteiga
200g de bacalhau dessalgado e cortado em tiras
100ml de creme de leite
200g de batata palha
4 colheres (sopa) de tempero verde/salsa picado

Modo de preparo
1. Acrescente o azeite de oliva e a manteiga em uma panela grande para cozinhar o alho e a cebola (até que a cebola fique transparente e o alho levemente dourado).
2. Adicione creme de leite e cozinhe por cerca de 5 minutos (mexa para não grudar no fundo da panela).
3. Misture o bacalhau dessalgado e deixe cozinhar pelo mesmo tempo.
4. Acrescente a medida de arroz branco e o tempero verde lavado e picado.
5. Se for preciso, corrija o sal.
6. Sirva em uma travessa e disponha batata palha e azeite de oliva para quem quiser complementar.

Bolinho de Bacalhau

Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite
½ colher (sopa) de alho
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 batatas médias cozidas, descascadas e amassadas
1 ovo batido
200 g de bacalhau cozido e desfiado (1 xícara de chá)
¼ xícara (chá) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de azeite
Salsinha picadinha, pimenta-do-reino moída e sal a gosto

Modo de preparo
1. Na panela com o azeite refogue o alho e a cebola até dourar. Coloque a refogada num bowl adicionando as batatas, o ovo, o bacalhau, a farinha, 1 colher (sopa) de azeite, a salsa, a pimenta, o sal a gosto e misture bem até formar uma massa homogênea.
2. Pegue pequenas porções de massa, molde na mão bolinhas ou bolinhos no formato de kibe e frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida com molhos mais apimentados.

Fonte: Exata Com / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here