Chegou a vez dos queijos e vinhos: a delícia de chegar em casa após um dia de expediente, sentar na varanda e se deleitar com aquela tabua de queijos e seus vinhos favoritos. Até porque o frio vem chegando e nada melhor que esta combinação: friozinho, vinho e tábua de queijos!

Sim a harmonização cria sabores e sensações quase indescritíveis, por isso hoje vamos dar uma dica infalível de como chegar ao topo da alegria, escolhendo um bom rótulo e o queijo “perfeito”’. Há milhares de queijos, há milhares de vinhos… por que não tentar fazer um parzinho?!

O casamento não precisa ser crucialmente rígido, mas deve seguir as regras básicas, onde  temos que prestar atenção na textura, intensidade de sabor e cremosidade dos queijos. Nos vinhos vamos cuidar do álcool, doçura e taninos, que são os fatores mais básicos para identificar e se organizar.

* muitas vezes temos um vinho maravilhoso, mas harmonizamos com um queijo qualquer, e aí você acaba de perder o vinho e o queijo. Exemplo: um vinho super encorpado e especial vai exigir um certo nível de corpo (gorduras e proteínas), caso contrário o vinho mata o queijo.

!!!! Agora seguem algumas harmonizações imperdíveis !!!!

O topo da pirâmide:

O queijo de cabra, harmonizado com um vinho branco seco, Riesling da Alemanha. Por quê?! Porque o vinho tem uma mineralidade incrível já no olfato, e no paladar nos traz equilíbrio entre acidez e álcool, além da intensidade de sabores de frutas cítricas e brancas, por isso este corpo do vinho combinado a cremosidade do queijo de cabra, cria diversos sabores em nosso paladar, mas o principal é a sensação de estar comendo um pedaço de veludo, é mágico.

Imperdivelmente imperdível:

Queijo parmesão curado (5 anos) e Cabernet Sauvignon de região quente. Por quê?! O parmesão curado, traz mais sabores acentuados (além do salgado), mais corpo e a cremosidade dele é rica e se mistura a uma textura inesquecível, e então pede um vinho tinto com bom corpo, mas não precisa ser tão tânico, por isso vamos de Cabernet Sauvignon de região quente, que traz fruta madura e elegância ao mesmo tempo, taninos macios, e não mata o queijo e sim realça os sabores do amigo parmesão.

Todo mundo precisa:

Quejo Gouda, harmonizado com um vinho branco Gewurztraminer. Por quê?! Bom aqui é demais! O queijo Gouda é macio e untuoso (cremoso), tem sabores suaves e até um adocicado, por isso vamos buscar um vinho bem aromático e com uma pitada de aroma floral e frutado (frutas brancas maduras), e o mais importante um final de boca doce.

Ritual obrigatório:

Queijo Brie, harmonizado com um espumante Brut branco, brasileiro. Por quê?! Certo, o queijo brie é aquele que tem na casca um mofo branco (delicioso e comestível), é um queijo macio, de textura mole, aromas e sabores bem intensos, e também traz uma complexidade nos aromas, por ser mais cremosão. Vale o teste com um Brut branco que, com sua acidez exuberante, vai harmonizar com o Brie e ainda limpar seu paladar para os próximos queijos.

Tentação:

Queijo Ementhal, e vinho branco viognier. Por quê?! É um queijo mais gorduroso, sabor suave e adocicado, e o vinho tem notas aromáticas, mas o que mais importa aqui é sua elegância e acidez que vai casar com a gordura do queijo, deixando a harmonia falar entre ambos. Devido a massa do queijo ser macia e o vinho ser elegante e agradável, o paladar nos remete a uma bela interação de estruturas.

Nem que seja uma vez na vida:

Queijo Gorgonzola e vinho de colheita tardia. O queijo gorgonzola com uma gota de mel e uma pitada de pimenta preta no mel, harmonizado com um vinho de colheita tardia (um brasileiro de preferência). Por quê?! Aqui o vinho é doce, geralmente muito aromático e no paladar nos remete a uma untuosidade e um pouco de refrescância devido a acidez. Neste caso temos um vinho doce que vai contrastar com o sabor salgado do gorgonzola (que também é cremoso e macio), ou seja, teremos terceiros sabores facilmente, e na verdade a sensação é de que o vinho nem é tão doce assim, o que melhora mais ainda a nossa experiência.

Agora que você já tem dicas, prepare uma tábua de queijos, escolha seu vinho e se divirta!

Tim Tim!!!

Fonte: Leouve / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here