Imagine almoçar em um charmoso castelo datado de 1930, harmonizando pratos de culinária contemporânea com vinhos e espumantes da Peterlongo, após uma visita pela cave e museu da vinícola. Essa é a proposta da primeira edição do Vinhos e Sabores, que ocorrerá no dia 12 de outubro na Vinícola Peterlongo, em Garibaldi.

O evento terá início às 11h com um tour guiado pelo interior da vinícola, caves subterrâneas, tanques de envelhecimento e museu. Na sequência, os participantes seguem para a parte superior do castelo da família Peterlongo, um espaço exclusivo que será aberto somente para este evento. O local foi moradia da família por um período, e ainda conserva detalhes originais da construção da década de 30, como as paredes pintadas a mão, os ladrilhos e alguns móveis. O charme e a elegância do espaço é também conferido através das sacadas abertas e janelas com vistas aos vinhedos do jardim Peterlongo. O menu do almoço será assinado pelo chef Gabriel Lourenço, servido em cinco etapas, e harmonizado com vinhos e espumantes da vinícola. O welcome drink
com Prosecco e pães artesanais acompanhados de manteiga aromatizada e azeitonas. Logo na entrada o carpaccio de tomate gaúcho com molho de espumante, salada da serra e cenouras orgânicas glaceadas é acompanhado do Presence Brut Rosé. Os pratos que seguem, harmonizam o Terras Sauvignon Blanc com um risoto de brie com pesto e o Tannat Armando Memória com uma costela e mousseline de batata doce com molho roti. Já a sobremesa será um bolo fudge de chocolate, com calda de caramelo e flor de sal acompanhado do Presence Moscatel. As bebidas são servidas a vontade durante todo o almoço.

O chef Gabriel Lourenço que é idealizador e ministrante na Sal a Gosto Gastronomia, sediada em Caxias do Sul, destaca que o menu foi desenvolvido com base na história da empresa centenária. “A sequência foi pensada para ter uma pegada local com preparos antigos e com um toque de modernidade”. O primeiro e único Champagne do Brasil Devido a ancestralidade do uso da expressão e respeito pela história, a Peterlongo é a única empresa brasileira hoje que pode utilizar em seus rótulos a expressão Champagne. A história da empresa iniciou em 1913, com o imigrante italiano Manoel Peterlongo produzindo espumantes através do método champenoise. Em 1915 é fundado oficialmente a Vinícola Armando Peterlongo S/A, nome em homenagem ao único filho homem da família.

A estrutura do castelo, construído em 1930, segue os padrões da região de Champagne, na França, e suas instalações hoje incluem varejo e cave subterrânea em pedras basálticas. Na época de sua construção, as caves da vinícola foram projetadas com o objetivo de remontar o ambiente ideal para a preservação de champagnes, possuindo um túnel que capta o vento minuano, típico do Rio Grande do Sul, e mantém a temperatura estável em seu interior. Armando foi um visionário, e a empresa foi a primeira vinícola a empregar mão de obra feminina. Na década de 40, a Peterlongo chegou ao mercado internacional através da rede americana Macy’s, em Nova Iorque. A partir de então, a Peterlongo tornou-se presente em solenidades oficiais brasileiras, incluindo banquetes oferecidos pelo governo Getúlio Vargas e foi elogiada até pela rainha da Inglaterra, Elizabeth II, ao visitar o Brasil. A partir de 2015, ano centenário da vinícola, a marca Peterlongo passou por um novo direcionamento de mercado e a empresa vem construindo uma história contemporânea com base na tradição e glamour do champagne aliadas à modernidade que o consumidor preza. Desde então, investimentos vêm sendo feitos para reposicionar a marca, inclusive com vinhos finos tranquilos, trabalho que conta com a consultoria do enólogo francês Pascal Marty.

Serviço
O que: Vinhos e Sabores – 1ª edição
Quando: 12 de outubro – sábado
Horário: 11h
Onde: Peterlongo (Rua Manoel Peterlongo Filho, 216 – Garibaldi/RS)
Ingressos limitados: R$180 (adulto), R$90 (crianças de 6 a 11 anos). Inclui
almoço em cinco etapas e bebidas durante o almoço (espumantes e vinhos
selecionados, suco de uva e água).
Reservas e informações: sac@peterlongo.com.br ou (54) 9.8165.0036

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here