Quem já ouviu a frase “Vinho é coisa de mulher”? Esse é um dos mitos mais comuns que envolvem o universo do vinho. Apesar de as mulheres estarem consumindo cada vez mais vinho, assim como outras bebidas alcoólicas, o público masculino ainda é maior ou se equivale ao feminino.
O mito de que “vinho é bebida de mulher” tem origem em um preconceito relacionado ao paladar feminino, explica a Enóloga e Gerente de Marketing da Vinhos Viapiana, Débora Viapiana: “O senso comum acredita que as mulheres gostam de bebidas mais leves, o que remete a espumantes, vinhos rosé ou brancos, se comparados a uma cerveja ou destilados mais fortes.”
A enóloga afirma também que não existem vinhos mais indicados para mulheres ou para homens, o que faz um vinho agradar o paladar é um gosto pessoal, que pode ser influenciado por vários fatores: “Se avaliarmos a preferência de mulheres de regiões e culturas diferentes, possivelmente, obteremos diferentes respostas. Na Bahia, por exemplo, as mulheres preferem vinhos mais encorpados e aqui no Sul, temos uma saída muito grande de vinhos leves. Então, eu acredito que a preferência é uma questão regional e depende também do grau de instrução da pessoa em relação ao universo vitivinícola.”
Independentemente de ser mulher ou homem, quanto mais alguém degustar e conhecer novos rótulos, mais irá educar e experimentar o seu paladar. Para aquelas pessoas que não têm muito contato com vinho e gostariam de conhecer mais, “indicamos que comecem com opções mais leves, como o vinho branco ou tinto frutado, para depois evoluir para os encorpados”, orienta Débora.
O mito de que o vinho é associado ao gênero feminino precisa ser desconstruído, porque na verdade, ele é uma bebida versátil e oferece diversas opções de sabores para todo o tipo de paladar, capaz de agradar a todos: “Existe uma infinidade de estilos de vinhos. Considero que seja uma bebida unissex, elegante, para várias ocasiões”, completa a enóloga.
Fonte: UsinadeNotícias / Foto: Reprodução Internet