Há mais de uma década, a festa da vindima só é lançada oficialmente no Vale dos Vinhedos quando as soberanas do roteiro efetuam a pisa da uva no Hotel Villa Michelon. O início da colheita da uva no roteiro é motivo de festa, celebração e valorização dos trabalhadores do vinho. E disso o Hotel Villa Michelon entende muito bem, integrando ao longo de sua história hóspedes, comunidade e autoridades para viverem juntos um dia de vindima com direito a bênção dos parreirais e vitivinicultores, colheita e pisa das uvas e um filó italiano com aromas e sabores das festas de antigamente.

O evento acontecerá no dia 25 de janeiro, a partir das 17 horas, marcando oficialmente a Abertura da Vindima no Vale dos Vinhedos de 2019.

Pelo terceiro ano, a Abertura Oficial faz parte da programação da La Bella Vendemmia, evento idealizado pelo Villa Michelon para valorizar os atrativos do Complexo Turístico, incluindo o Memorial do Vinho, a Casa do Filó e o Parreiral Modelo. Ao ar livre, abraçados pela natureza exuberante do Vale, os participantes poderão mergulhar em um passado recente e conhecer a trajetória dos imigrantes italianos que colonizaram a região.

A solenidade inicia com protocolo oficial e discurso da anfitriã do evento, Elaine Michelon, diretora geral do Villa Michelon. “A cada ano procuramos fazer com que a vindima se torne algo que aproxime as pessoas. Temos hóspedes que repetem a experiência ano após ano, criando laços com o hotel e novas amizades. É gratificante ver o quanto a cultura do vinho pode unir e procuramos valorizar isso quando pensamos na programação da vindima”, ressalta Elaine.  Dando continuidade à programação, os hóspedes serão levados a uma Visita Técnica ao Parreiral Modelo, onde conhecerão as variedades de uvas e um pouco das curiosidades sobre o cultivo da uva. É nesse momento que ocorre a Bênção dos Parreirais, em um momento único e emocionante de ode à religiosidade presente na região. A Colheita Simbólica das uvas dá sequência à experiência.

O momento mais esperado pelos convidados é, sem dúvidas, a Pisa das Uvas. Na Abertura da Vindima, quem abre os trabalhos são as três soberanas do Vale dos Vinhedos que estarão inaugurando o seu reinado na ocasião. Eleitas em novembro último, a rainha Alessandra Vinhatti e as princesas Tamiris Cassinelli e Nadine da Veiga desfilarão seus vestidos oficiais para o reinado no Villa Michelon.

A programação encerra com o Filó Italiano na Casa do Filó como as festas de colônia onde as pessoas se reuniam em volta da mesa para saborear o pão caseiro, a copa, o queijo, o salame e a uva e degustar vinho e suco de uva. Outras iguarias compõem o cardápio também: macarrão à bolonhesa, risoto italiano, polenta, cuca, pães, conservas e linguiça suína.

Dirigido apenas a hóspedes e convidados, o evento será embalado pelo Coral Vicentino, de Monte Belo e pela gaiteira Natália Sitinieviski e Emanuel Baronio. Os hóspedes serão brindados com um boné, um avental e uma taça personalizada do evento.

SERVIÇO:

Hotel Villa Michelon – Vindima de 25 a 27 de Janeiro de 2019

RESERVAS:

WhatsApp: (54) 98112.5443
Fone: 0800.703.3800
E-mail: reservas@villamichelon.com.br
Estamos localizados na RS 444 – Km 18,9 – Estrada do Vinho – Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves – RS – Brasil

 

Fonte: Assessoria de Imprensa / Fotos: Rita Michelins Vinhedos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here