Já é possível ganhar dinheiro com inteligência artificial (IA). A popularização de ferramentas como ChatGPT, Bard e DALL-E 2 permitiu que profissionais aproveitassem a nova tecnologia para automatizar tarefas, economizando tempo, energia e recursos. Além disso, muitos usuários têm usado a IA para fazer uma renda extra ou até mesmo mudar de profissão, já que esses serviços podem auxiliar em funções diversas, como produção de conteúdo, design, edição de vídeos, desenvolvimento de softwares e muito mais.
Vale destacar, contudo, que os softwares com IA funcionam como bons assistentes, mas não substituem a criatividade e a subjetividade do ser humano. A seguir, confira oito formas de ganhar dinheiro com inteligência artificial que podem te ajudar a fazer uma renda extra na Internet.
1. Criar conteúdo para sites e redes sociais
A criação de conteúdo para sites e redes sociais é uma das principais formas de ganhar dinheiro com inteligência artificial. A maioria das grandes empresas contratam profissionais especialistas em comunicação para fazer a redação de textos para seus sites oficiais e perfis nas redes sociais. Com a ajuda da inteligência artificial, esse tipo de trabalho pode ser facilitado e se tornar mais dinâmico e assertivo. Ferramentas como o ChatGPT e o Google Bard, por exemplo, podem ajudar a criar ideias para conteúdo, organizar o calendário de postagens, realizar pesquisas, revisar textos e adaptar a linguagem ao perfil do cliente.
Outras ferramentas, como Grammarly, Jasper AI e Writesonic, também podem ser úteis na correção de erros gramaticais, ortográficos e de estilo. No entanto, vale destacar que esses softwares devem ser utilizados como apoio para os profissionais. Simplesmente copiar e colar as respostas dos chatbots não é a melhor solução para desenvolver um trabalho de qualidade e impacto.
2. Criar artes digitais para vender
Ferramentas de inteligência artificial como DALL-E, Scribble Diffusion e Midjourney permitem que qualquer pessoa crie imagens por meio de comandos de texto, conhecidos como prompts. Com esses softwares, é possível produzir fotos únicas, que podem servir como estampas de produtos físicos — como camisetas, quadros, canecas e pôsteres ou até mesmo como obras de arte digitais ou NFTs.
Além disso, pode ser interessante combinar o trabalho de criação com um serviço de impressão sob demanda, seja por meio de uma loja online própria ou por meio de plataformas de e-commerce. Essa alternativa costuma ser mais lucrativa do que somente vender os arquivos. No entanto, é importante ficar atento às imagens, personagens e logomarcas protegidas por direitos autorais, que não podem ser utilizadas na venda de produtos.
3. Fazer cortes de vídeos para YouTube e redes sociais
Outra forma de ganhar dinheiro com IA é oferecer serviços de edição de vídeos personalizados para redes sociais, como TikTok, Instagram, Facebook e YouTube. É possível criar clipes curtos (os famosos “cortes”) de forma rápida por meio de ferramentas como o Opus Clip, por exemplo. A plataforma utiliza inteligência artificial para analisar vídeos de arquivo ou do YouTube e destaca os pontos mais interessantes, sugerindo clipes pequenos, projetados para viralizar. Há também o Clipchamp, serviço que analisa vídeos e gera clipes curtos com base em critérios como duração, assunto e tom.
4. Traduzir textos de um idioma que você conheça
As ferramentas de inteligência artificial também podem ajudar a otimizar o processo de tradução de textos. Apesar de não serem infalíveis, nem substituírem a capacidade humana de interpretar e adequar discursos para diferentes ocasiões, os softwares são um bom ponto de partida para economizar tempo e esforço. Para quem tem fluência em vários idiomas, é possível combinar a tecnologia da IA com a precisão humana. Ferramentas como Copy.ai, ChatGPT e Bard, por exemplo, podem ser acionadas para realizar a maior parte do trabalho, cabendo ao usuário revisar, adaptar e melhorar o que for necessário.
5. Gerenciar links de venda afiliados
O marketing de afiliados, que consiste em promover produtos de outras pessoas ou empresas em troca de comissões, é uma das estratégias possíveis para ganhar dinheiro na Internet. Contudo, como o espaço virtual é muito competitivo, destacar-se nesse meio pode ser desafiador — logo, usar inteligência artificial pode ser uma alternativa para aumentar as vendas. Existem ferramentas que auxiliam tanto na identificação de produtos de qualidade para promoção quanto para facilitar o processo de criação de campanhas de marketing.
Plataformas como ChatGPT ou Bard são úteis na hora de criar conteúdo, otimizar palavras-chave, personalizar links, analisar desempenho de ações e segmentar públicos. Utilizando IA, ainda é possível aprimorar as estratégias de divulgação, ajustando o que for necessário e explorando novas tendências para otimizar campanhas. Vale ressaltar que cada plataforma de afiliados têm sua própria política de uso, cabendo ao usuário se informar sobre as orientações em relação ao uso de inteligência artificial.
6. Criar e vender sites para empresas
Também é possível ganhar dinheiro com inteligência artificial na construção e manutenção de sites para empresas, organizações e empreendedores. Uma página funcional, com design intuitivo e atraente, torna-se mais convidativa para visitantes e aumenta as chances de transformá-los em clientes, apoiadores ou parceiros — e a IA pode ser uma aliada para quem quer oferecer esse tipo de serviço. Com o uso de ferramentas como Divi A ou recursos de inteligência artificial integrados a plataformas como WordPress e Wix, por exemplo, é possível criar layouts, redigir textos (como descrições de produtos, artigos de blog e páginas de destino) e até construir um site do zero.
As ferramentas de IA também podem ser usadas para automatizar tarefas de gerenciamento de páginas, como atualização de conteúdo, monitoramento de desempenho e segurança, o que pode ajudar a reduzir o tempo e o custo de manutenção do site.
7. Diagramar ebooks, PDFs e outros materiais
Plataformas de IA também podem auxiliar na diagramação de produtos digitais, como ebooks, apresentações, infográficos, relatórios e newsletters, por exemplo. Ferramentas como Adobe InDesign, Adobe Acrobat e Storyboard That, por exemplo, incorporam recursos de IA para facilitar esses processos. Recentemente, a plataforma de design Canva também anunciou a incorporação da tecnologia, por meio do recurso Edição Mágica. A inteligência artificial pode ajudar a simplificar e automatizar tarefas, gerar layouts personalizados e otimizar designs de acordo com tendências e preferências especificas.
8. Ajudar a desenvolver softwares
A inteligência artificial também vem sendo incorporada no desenvolvimento de softwares e pode ajudar programadores a ganharem mais dinheiro na Internet. Seja na automação de tarefas repetitivas ou no aprimoramento da eficiência operacional e da segurança de um software, a IA pode otimizar ou aprimorar a criação de códigos, a detecção de anomalias e falhas nos programas e a personalização da interface do usuário. Ferramentas como OpenAI Codex, Hugging Face Transformers e Google Cloud AutoML por exemplo, podem ser usadas gratuitamente por quem oferece esse tipo de serviço. A dica vale tanto para desenvolvedores profissionais quanto para iniciantes, que podem recorrer a aplicativos de programação para aprender mais.
Fonte: TechTudo/Com informações de Hostinger, The Motley Fool e Elegant Themes