Foto: Freepik

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Caxias do Sul lançou um questionário com perguntas sobre o tipo de voluntariado realizado, local, quantidade de dias e horas a serviço, idade, gênero, ocupação e escolaridade, a fim de traçar um perfil médio das pessoas que auxiliaram nos trabalhos relacionados às enchentes. Milhares de voluntários se mobilizaram nas ações de ajuda e socorro às vítimas da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul no mês de maio.

Na região abrangida pela UCS Hortênsias, que também oferta o curso de Psicologia, o número de voluntários foi significativo em municípios como Canela, Gramado, Três Coroas e Igrejinha, dentre outros. Parte desse público, assim como no Rio Grande do Sul, em menor ou maior escala teve contato com cenários devastadores. Por isso, medir o nível da saúde mental dos voluntários é o objetivo do grupo de pesquisa sobre Fatores Psicossociais em Contextos do Trabalho, formado por professores e bolsistas de iniciação científica e integrado Programa de Pós-Graduação.

A pesquisa concentra-se nos aspectos comportamentais, como cada um dos respondentes enfrentou/está enfrentando a tragédia, sensações físicas e psicológicas e reflexos no dia a dia, nos relacionamentos, em casa e no ambiente de trabalho. Interessados têm até o dia 20 de junho para participar acessando o link https://encurtador.com.br/JOpzG.