A Sicília é, como tantas regiões italianas, profusa em sabores gastronômicos. É de lá, por exemplo, que vêm entradas famosas como a caponata, o doce canolli e, claro, a pizza siciliana. Mas o sabor da Sicília vai muito além disso. Por isso, a Cooperativa Vinícola Garibaldi divide a receita de outro clássico oriundo do “dedo da bota”, o Spaghetti alla Norma.

O prato recebeu esse nome em homenagem à opera “Norma”, do compositor Vicenzo Bellini. Segundo a lenda, o poeta local Nino Martoglio teria comparado o prato ao prazer de ouvir a composição do também músico siciliano. O prato é famoso por ser preparado com um ingrediente muito utilizado na região da Sicília, a beringela. Então, agora é hora de ir à cozinha e aprender como se faz esse prato cheio de história e sabor.

Ingredientes
2 beringelas
2 dentes de alho
2 latas de tomate pelado em cubo
300g de espaguete grano duro
200g de ricota
Água para cozimento da massa
Azeite de oliva (quanto baste)
Farinha de trigo (quanto baste)
Sal (a gosto)
Pimenta (a gosto)
Folhas de manjericão (a gosto)

Modo de preparo
Corte a berinjela em cubos, coloque um pouco de sal e deixe sobre uma peneira por cerca de 30 mintuos para soltar a água. Após, tempere com sal e pimenta e passe-as na farinha de trigo. Numa panela, aqueça o azeite e frite-as. Reserve. Pique o alho e coloque para dourar com azeite em outra panela. Acrescente o tomate pelado e tempere a gosto. Em outra panela, aqueça cerca de 3 litros de água com um pouco de sal. Ao levantar fervura, coloque a massa e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente. Numa vasilha, coloque a massa e misture os ingredientes. Finalize com a ricota e as folhas de manjericão.

Merece um brinde
Para harmonizar com esse típico prato siciliano, a Vinícola Garibaldi indica o Garibaldi Merlot. Vinificado de forma tradicional, passa por um processo de fermentação malolática a fim de deixa-lo mais aveludado e estagia em barrica de carvalho francês por seis meses. A bebida apresenta coloração vermelho rubi intenso e aspecto límpido, com aromas de frutas vermelhas, manteiga e um toque de chocolate. Em boca, percebe-se corpo moderado com acidez equilibrada e taninos macios.

Fonte: Exata Com / Foto: Divulgação

Sicília na Itália.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here