A 10ª edição da Aldeia Sesc em Caxias do Sul está chegando ao fim, mas o público ainda pode aproveitar o final de semana com diversas atrações culturais gratuitas. Sábado e domingo, 11 e 12 de novembro, o festival espera a comunidade com uma série de atividades para todas as tribos e idades. A programação completa pode ser conferida abaixo ou no site www.sesc-rs.com.br/aldeia-sesc-caxias, além das redes sociais do Sesc Caxias do Sul.

A programação conta com encontros inéditos a partir das 12h, com palcos voltados à música, dança, circo, teatro e literatura. No sábado (11/11), as atrações principais ficam em torno do espetáculo “Lá vem Maria’s”, criado especialmente para a Aldeia, com direção de Zica Stockmans e participação de oito grupos femininos da cidade de diversos segmentos, totalizando quase 50 artistas. A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz vem da Capital para apresentar o teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação”, uma visão alegórica e barroca da vida, paixão e morte do revolucionário Carlos Marighella. Outro grande destaque é o concerto cênico musical “Uma Aldeia, Um Universo” com a Orquestra Municipal de Sopros, a Cia. Municipal de Dança e o Coro Municipal, tendo como solistas Tonho Crocco e Camila Kerr. Além disso, o show “Brasilidade Nordestina” promete fazer a Aldeia se tornar uma festa de São João com Forró Fino, Grupo Zingado e Moreno Morais. O encerramento da noite é em homenagem aos “50 anos da Cultura Hip Hop”, com o grupo Da Guedes e participação especial de Rafa Rafuagi, Chiquinho Divilas, DJ Hood, a nova geração de MC’s da cidade, Fluência Casa Hip Hop e Live Paint com Studio Flop.

No domingo (12/11), o Grito de Carnaval com o Bloco da Ovelha e Beto e suas Máquinas abre os trabalhos. Em seguida, é a vez de um concerto inédito “Brasilidade Sertaneja”, com a Banda Marcial Cristõvão de Mendoza, tendo como solistas Dani Leal, Duo Patroas, Tai Kalmon, Tati Freitas e Paloma Trevisan. Durante a tarde, terá a segunda edição do espetáculo “Tambores da nossa Aldeia”, com 5 grupos percussivos da cidade e a regência da primeira mulher a mestrar a bateria de uma escola de samba no Brasil, a gaúcha Alexsandra Amaral, com direção de Richard Serraria. Em seguida, a cultura do estado será homenageada com o show “Brasilidade Latina Sul-Riograndense”, em um encontro entre Yangos, RAPjador, Lucio Yanel, Tatiele Bueno e Gilney Bertussi. O samba também faz parte da programação com a apresentação do grupo Samba Show, com participação especial da paulista Noemy Santos. O encerramento será no clima de carnaval com o show “Tem festa na Aldeia” da Banda da Saldanha, de Porto Alegre.

O festival conta com o patrocínio da Fundação Marcopolo e apoio da Prefeitura Municipal, Sicredi, Semae e Hotel Swan Caxias do Sul. Essa edição conta com mais de 100 atividades, todas gratuitas. Desde 2016, personalidades do município que contribuem para a disseminação da cultura são escolhidas como Guardiãs da Aldeia Sesc. Este ano, a lista é composta por Alexandra Faccio “Teca”, Carlinhos Santos, Claudio Troian, Fabio Panone, Jean Batista Cleber Teixeira dos Santos “Mestre Churrasco”, Kiko Duarte e Sigrid Nora. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3209-8250 ou WhatsApp (54) 98407-0351. As Aldeias Sesc estão sendo realizadas, entre os meses de outubro e novembro, também em Santa Rosa, Passo Fundo, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A temática em 2023 é “Brasilidades”, com o intuito de valorizar diferentes aspectos culturais do País com grupos locais, regionais e nacionais.

Sobre Aldeia Sesc – Aldeias Sesc são eventos realizados pelo Sesc/RS com uma programação diversificada de diferentes linguagens e manifestações artísticas, entre grupos locais, regionais e nacionais. Com essa ação, promove-se o intercâmbio entre artistas, estudantes e comunidade em geral em prol da arte. No Rio Grande do Sul, ocorrem Aldeias Sesc em Caxias do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Santa Rosa.

Programação 10ª Aldeia Sesc – Sesc Caxias do Sul
Data: 11 e 12 de novembro (sábado e domingo)
Site: www.sesc-rs.com.br/aldeia-sesc-caxias