Últimas

Viva com Saúde – 27/05/2025 – Cuidado integral é fundamental em todas as fases da vida da mulher

Foto: Freepik
Foto: Freepik

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre o cuidado integral na saúde da mulher.

No Brasil, o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres, enquanto o de colo de útero é o terceiro mais incidente, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ainda segundo o órgão, para o triênio 2023-2025, a estimativa é uma incidência de 2.290 novos casos anuais de câncer de colo do útero no Sul. Para 2024 e 2025, a projeção é de que 22,46 mil mulheres recebam o diagnóstico de câncer de mama também na região.

O acompanhamento médico adequado reduz a chance de diagnósticos tardios de várias doenças – como distúrbios hormonais e ginecológicos, transtornos mentais e emocionais, osteoporose, diabete, infecções etc –, diminuindo complicações clínicas e mortalidade por causas preveníveis. Com o devido cuidado, outras repercussões graves podem ser evitadas, como a descompensação de comorbidades cardiometabólicas, o agravamento de transtornos mentais e a permanência em situações de violência doméstica não identificadas.

Nesse sentido, a prevenção e a promoção à saúde configuram pilares fundamentais ao bem-estar em todas as etapas da vida. Em relação ao cuidado feminino, cada fase inspira uma atenção específica. Cada mulher é única. Nesse sentido, um cuidado personalizado é fundamental.