Últimas

1º Festival LABmais de Caxias do Sul recebe artistas de 17 estados brasileiros

Foto: Oficinas/Crédito Fernando Pereira
Foto: Oficinas/Crédito Fernando Pereira

Caxias do Sul será o centro da produção artística jovem no Brasil entre os dias 4 e 6 de setembro, com a realização do 1º Festival LABmais. A iniciativa, inédita no País, é promovida pelo Sesc/RS em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, e reunirá mais de 300 jovens de 17 estados brasileiros para uma programação intensa e gratuita, voltada à valorização da arte contemporânea, das expressões periféricas e do protagonismo juvenil.

Ao longo de três dias, o público poderá participar de painéis de debate, mostra de curtas-metragens, 20 oficinas formativas, 26 performances artísticas em espaços públicos, feira de empreendedorismo jovem e shows com nomes da nova cena musical brasileira, como da baiana Melly, em sua primeira apresentação no Rio Grande do Sul, e da rapper gaúcha Cristal. 

As atividades são abertas a toda a comunidade e ocorrem em diversos pontos de Caxias do Sul, como as Unidades do Sesc e Senac, Centro de Cultura Ordovás, CEU Cidade Nova, Parque dos Macaquinhos, praças e centros culturais parceiros. A programação completa pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/festivalsesclabmais.

“O Festival LABmais é uma plataforma de encontro entre juventudes de diferentes territórios, conectando seus sonhos, saberes e trajetórias. Queremos dar visibilidade às narrativas e produções que emergem das periferias brasileiras, fortalecendo a autonomia, o protagonismo e a inserção desses jovens no mercado da economia criativa”, afirma Luciana Stello, gerente de Cultura do Sesc/RS.

O evento é uma das frentes do projeto LABmais, desenvolvido em diferentes localidades do Brasil pelo Sesc. Trata-se de uma plataforma educativa e cultural que promove um laboratório de criação artística, experimentação digital e produção autoral entre jovens de 18 a 29 anos, com foco em territórios periféricos e comunidades tradicionais.

Inspirado no Estatuto da Juventude e nos compromissos da Agenda 2030 da ONU, o LABmais valoriza a juventude como protagonista, incentivando a criação de conteúdos como filmes, podcasts, clipes, ilustrações, performances e projetos de empreendedorismo criativo. O objetivo é ampliar as oportunidades de inserção desses jovens no mundo do trabalho, das artes e da cultura, a partir de suas próprias realidades.

Representatividade nacional em solo gaúcho

Participam do Festival jovens artistas e instrutores vindos de Acre, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. São produtores culturais, músicos, performers, ilustradores, poetas, educadores, cineastas e empreendedores que trazem suas vivências, estéticas e territórios para o centro do debate e da criação.

“Uma das riquezas do LABmais é justamente essa diversidade de possibilidades criativas que emergem dos territórios. As produções e criações de cada Estado se estabelecem como um mosaico que evidencia a potência da juventude brasileira e como o LABmais se torna uma plataforma de destaque, intercâmbio e desenvolvimento”, enfatiza a coordenadora de Artes Cênicas, Visuais e de Arte Educação do Sesc/RS, Jane Schoninger.

Além de representatividade nacional, o evento se destaca por reunir diferentes linguagens e formatos. Na programação, espetáculos de dança, performances de teatro, circo, literatura e artes visuais, além de uma ampla mostra audiovisual com filmes produzidos pelos participantes do projeto em seus Estados de origem. A curadoria foi construída de forma coletiva com os jovens que integram o projeto e colaboradores do Sesc.

Em Caxias do Sul, o festival será o primeiro de caráter nacional do LABmais e busca oferecer visibilidade, trocas e oportunidades a jovens artistas, fortalecendo o circuito cultural fora dos grandes centros e criando pontes entre público, criadores e territórios. As oficinas estão com inscrições abertas a partir de 12 de agosto, para pessoas a partir de 14 anos, mediante preenchimento de formulário, disponível no link https://forms.office.com/r/M1g7PCVzC6.

Os espetáculos e shows são gratuitos e abertos ao público. Algumas apresentações acontecerão em praças e no Parque dos Macaquinhos, que será o ponto de encontro no sábado, dia 06 de setembro, com palco principal, palco aberto, feira de artesanato e atrações musicais. O encerramento contará com o espetáculo “Amaríssima”, da cantora Melly, em turnê internacional, e o show “Epifania”, da artista gaúcha Cristal.

Curta produzido no LABmais é selecionado para o Festival de Cinema de Gramado

Antes mesmo da abertura oficial do evento, uma conquista já marca a relevância do projeto: o curta-metragem “Bom Dia, Maika”, produzido por jovens de Caxias do Sul durante o curso de produção audiovisual do LABmais, foi selecionado para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Gaúchos da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado.

Gravado e finalizado ao longo das oficinas práticas de 2024, o filme foi inteiramente idealizado pelos participantes, que estiveram envolvidos em todas as etapas do processo – do roteiro à edição final. A produção tem parceria com a Pé de Coelho Filmes. Com narrativa ambientada em um futuro próximo, “Bom Dia, Maika” acompanha uma jovem que vive entre dois mundos: durante o dia, trabalha catalogando artistas em um cenário de calor extremo que limita a vida ao ar livre; à noite, encontra refúgio na música como DJ. Uma oportunidade profissional inesperada coloca em xeque seus sonhos e sua rotina.

A exibição será no Palácio dos Festivais, no dia 17 de agosto, às 13h, com entrada gratuita. A seleção no festival, um dos mais tradicionais do País, é vista pelos organizadores como um reconhecimento à proposta pedagógica do LABmais e à força da produção cultural jovem.

1º Festival LABmais – Sesc Caxias do Sul
Data: De 04/09 (quinta-feira) a 06/09 (sábado)
Inscrições: A partir de 12/08 (terça-feira), pelo formulário https://forms.office.com/r/M1g7PCVzC6
Mais informações: Pelo telefone (54) 3209-8250

Programação completa das atividades: www.sesc-rs.com.br/festivalsesclabmais

Locais:

Centro de Artes e Esportes Unificados Cidade Nova (CEU) – R. Abel Postali, 1767 – Bairro Cidade Nova

Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho – R. Luiz Antunes, 312 – Bairro Panazzolo

Espaço Cultural Akácio Camargo – Av. Marcopolo, 101 – Bairro Planalto

Fluência Casa Hip-Hop – R. Francisco Barbosa Velho, 132 – Bairro Santa Fé

Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos) – Rua Dr. Montaury, s/n – Bairro Exposição

Ponto Coletivo – R. Andrade Neves, 573 – Bairro Exposição 

Praça da Bandeira (Praça Dante Marcucci) – R. Sinimbu – Bairro São Pelegrino 

Praça Dante Alighieri – R. Sinimbu, s/n – Centro

Reffugio – R. Mal. Floriano, 1083 – Bairro São Pelegrino

Senac Caxias do Sul – Av. Júlio de Castilhos, 3638 – Bairro Cinquentenário 

Sesc Caxias do Sul – Rua Moreira César, 2462 – Bairro Pio X

Tem Gente Teatrando Espaço Cultural – R. Reg. Feijó, 37 – Bairro Rio Branco

Vielas Espaço Cultural – R. Vinte de Setembro, 3459 – Bairro Nossa Sra. de Lourdes