Pelo segundo ano consecutivo a Universidade de Caxias do Sul integra o ranking das melhores universidades da América Latina e do Caribe formulado pela revista britânica Times Higher Education (THE), especializada em educação.
A UCS ocupa a faixa 100-125 de um total de 166 instituições posicionadas no levantamento, divulgado na terça-feira (07), sendo uma das oito gaúchas (quatro universidades federais e quatro comunitárias) constantes na relação. O Brasil é líder em presenças no ranking, com 61 universidades classificadas.
O ranking qualifica dados de cinco grandes áreas: Ensino, Pesquisa, Transferência de Conhecimento e Perspectiva Internacional, que geram 13 indicadores – os mesmos utilizados pelo The World University Rankings, pelo qual a THE avalia as instituições de ensino do mundo desde 2004.
– Ensino: avalia o ambiente de aprendizagem.
– Pesquisa: contabiliza o volume, receita gerada e reputação dos estudos produzidos.
– Citações: das pesquisas realizadas na instituição em outros estudos científicos.
– Perspectiva internacional: considera a mobilidade de pessoal, de estudantes e alcance das pesquisas.
– Transferência de Conhecimento: as receitas com a indústria obtidas traduzem a capacidade da instituição de transferir conhecimento ao mercado.
The Golden Age Ranking 2020
A THE produz um recorte do estudo para gerar outro ranking, o The Golden Age, que considera apenas as universidades estabelecidas há mais de 50 e menos de 80 anos, formando o grupo de instituições que se estruturaram sobre as práticas acadêmicas herdadas das instituições centenárias, mas também são modernas e contemporâneas. Pela primeira vez a UCS passou a integrar este grupo.
Ao todo 308 universidades de todo mundo constam no estrato ranqueado, sendo 20 brasileiras. Além das UCS, 13 federais, três estaduais (do RJ, de SC e a Unicamp-SP) e três PUCs (MG, PR e RS). Neste levantamento específico, a UCS ficou na faixa 301+.
A UCS nos rankings THE:
– Melhores Universidades do Mundo: inserida pela primeira vez no levantamento divulgado em setembro de 2019, a UCS está no estrato 1000+ entre 1.396 instituições de todo o mundo.
– Melhores Universidades da América Latina: a UCS foi inserida em 2019 e 2020, estando na faixa 101-125 entre 166 instituições no levantamento divulgado nesta terça, 7 de julho.
– Melhores Universidades de Países de Economia Emergente: em fevereiro de 2020 a UCS foi incluída pela primeira vez neste recorte do levantamento, que incluiu 533 instituições de 47 países.
– The Golden Age Ranking: a UCS foi classificada entre 308 universidades na estratificação que considera instituições com mais de 50 e menos de 80 anos de existência.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Claudia Velho