Presença frequente nos rankings de avaliação de qualidade do Ensino Superior brasileiro, a Universidade de Caxias do Sul mais uma vez figura na lista das Campeãs da Inovação, publicado pela revista Amanhã, especializada em jornalismo econômico. O levantamento, apresentando as 50 empresas mais inovadoras dos três Estados do Sul do país, além dos destaques em cinco categorias especiais, foi divulgado na tarde desta terça, dia 18, em live pelo canal do YouTube da publicação. A UCS foi novamente distinguida na categoria Ensino & Pesquisa, com outras três instituições gaúchas e uma catarinense.

Um total de 150 organizações e empresas participaram da pesquisa que resultou nesta que é a edição do ranking. A avaliação tem o objetivo de fazer com que cada companhia possa medir seu grau de inovação e se comparar tanto com empresas do mesmo setor como de outros, nacionais ou multinacionais, desde que com unidades na região Sul. A dimensão de maior peso no estudo é a que mostra os resultados que a inovação trouxe para os negócios. “A variedade de empresas e instituições tem tornado o ranking mais competitivo e aumenta sua credibilidade do ranking, pois permite comparar as inovações adjacentes entre as diferentes organizações”, observa o diretor do IXL-Center, Alexandre Chang.

Os dados são processados na central da empresa parceira da revista Amanhã na iniciativa, o IXL-Center, em Cambrigde, na região metropolitana de Boston, EUA, a partir do Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi), organização global sem fins lucrativos criada por um grupo de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação.

Devido às diferentes nuances de uso da pesquisa e desenvolvimento nos mais diferentes segmentos, a Amanhã também apresenta as campeãs em cinco categorias especiais: Ensino & Pesquisa (no qual consta a UCS); Estatais & Filantrópicas; Startups; MPEs e Entidades Empresariais, item que estreia nesta edição e revela como entidades também promovem inovação. O levantamento completo pode ser conferido no site da revista.

Webinar – O evento de divulgação da 17ª edição do ranking Campeãs da Inovação foi transmitido no canal do Grupo Amanhã no YouTube, contando com um debate reunindo representantes do ecossistema de inovação da região Sul – o presidente do Instituto Hélice (RS), o qual a UCS integra, Daniel Ely; o presidente do Conselho da Acate (SC), Daniel Leipnitz; e o coordenador geral da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, integrante do Vale do Pinhão (PR), Marlon Alves Cardoso.

O encontro contou ainda com os gestores das empresas líderes do ranking, Diego Puerta, presidente da Dell Brasil (RS); José Luiz Pimenta Jr., government affairs & institutional relations senior manager da Whirlpool América Latina (SC); e Eder Fernando Maffissoni, diretor-presidente da Prati-Donaduzzi (PR), que responderam também questões da audiência sobre a manutenção das empresas como inovadoras no enfrentamento e durante a pandemia da Covid-19.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Claudia Velho / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here