Em formato virtual, o 3º CBTA – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Assistivas ocorre de 17 a 20 de maio de 2021. O evento, organizado pela Universidade de Caxias do Sul, é realizado com a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Área de Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias e o Centro Clínico da UCS.

A 3ª edição do CBTA contempla uma programação com 12 palestras, com convidados nacionais e internacionais, 130 artigos técnicos e 13 minicursos. A cerimônia de abertura ocorre no dia 17 de maio, às 8h30min, com a presença do reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, Felipe Bellucci, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Fabiane Luz de Carvalho, representante da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do RS, Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto, presidente da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Assistivas e Carlos A. Costa, presidente do Congresso.

O CBTA é um evento de cunho científico, tecnológico e social que reúne profissionais de áreas multidisciplinares como saúde, engenharias, desenvolvimento de produtos e tecnologias de informação e comunicação. Seu principal objetivo é apresentar e discutir temas ligados à pesquisa, desenvolvimento e aplicação de produtos para as tecnologias assistivas como meio de apoio à inclusão e conexão das pessoas com deficiência na sociedade. A primeira edição do evento foi organizada em 2016, na cidade de Curitiba, e a segunda edição foi realizada em 2018, na cidade de Bauru.

De acordo com o Comitê de Ajudas Técnicas, a “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here