A Universidade de Caxias do Sul (UCS) inaugurou seu estande na Mercopar – Feira de Inovação Industrial, com o painel “Apresentação dos Atores do Ecossistema de Inovação”. No espaço de 48m² localizado no Pavilhão 1 do Parque de Exposição Dr. Mário Bernardino Ramos, representantes de diversas entidades vinculadas ao empreendedorismo destacaram ações e iniciativas que realizam em suas respectivas instituições.

O lançamento do estande contou com a presença do reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, que pontuou a importância de se pensar em uma Universidade que transforma os resultados acadêmicos em algo produtivo para a sociedade. “Precisamos conectar os entes da inovação para fazer a hélice girar”, enfatizou Kuiava.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Rodrigues Gimenez, relatou como a Universidade se estrutura em torno das questões que envolvem a inovação. Ele explicou a organização da Agência de Inovação UCSiNOVA, que coloca em prática uma estratégia de se aproximar, cada vez mais, do mercado e das demandas do setor produtivo.

De acordo com ele, a UCSiNOVA se articula de modo matricial, fugindo da organização verticalizada. Esse novo modo de pensar a gestão também reflete a própria questão inovativa e explora uma mudança no entendimento de conectar as pessoas. “Nos organizamos para buscar resultados sinérgicos, queremos monetizar, é claro, mas queremos principalmente acelerar a pesquisa em inovação. Trata-se de fortalecer a pesquisa de base, mas também de adicionar um tempero – aqui usando uma linguagem didática – para dar ênfase à pesquisa em inovação”, destacou.

Também participaram do painel o coordenador do Inova RS, Diego Souza, o executivo do Instituto Hélice, Thomas Job, presidente da Reginp, Artur Roberto Oliveira Gibbon, secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de Caxias do Sul, Élvio Luis Gianni, o representante da Corsan, Jonas Kneip Araújo, o diretor executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério, e a representante do e SEBRAE, Sarah Bonfante.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Fotos: Claudia Velho/UCS / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here