Os últimos anos têm sido pujantes quanto ao Turismo em Bento Gonçalves. O município tem se destacado pela variedade de atrativos turísticos oferecidos entre a área urbana e rural. Com base nesse cenário, a Secretaria de Turismo (Semtur) divulgou números de 2022, alcançando 1.767.512 visitantes, frente a 1.475.434 de 2021. Antes de 2022, o melhor ano de visitação registrada foi em 2019 onde foi atingida a marca de 1.694.462 visitantes.
A divisão da visitação aconteceu da seguinte forma: área urbana 891.392, Caminhos de Pedra 433.868, Cantinas Históricas 32.212, Encantos de Eulália 24.593, Vale do Rio das Antas 80.587 e Vale dos Vinhedos 304.860.
A expectativa positiva já começou a ser percebida no início do último ano, com o primeiro trimestre apresentando um excelente resultado, passando de 340 mil visitantes, frente aos 199 mil de 2021. No segundo trimestre atingiu a marca de mais de 400 mil visitantes. Já o terceiro trimestre mais uma vez surpreendeu e passou da marca de 520 mil visitantes. No respectivo período de 2022 já era contabilizado 1,73 milhões de visitantes, frente 942 mil de 2021.
No último trimestre o município recebeu 493 mil visitantes, frente aos 522 mil de 2021.
Atrativos turísticos
O turismo de Bento Gonçalves possui mais de 250 atrativos, entre hotéis, restaurantes, parques, vinícolas e comércios, permitindo que vários perfis de turistas visitem a região o ano inteiro, gerando equilíbrio também na demanda turística local. O perfil do público visitante se manteve muito parecido com anos anteriores. A taxa de permanência mais uma vez cresceu, chegando a 3,21 dias na cidade, frente 3,04 de 2021.
O que determina o perfil do visitante que chega até Bento Gonçalves são os atendimentos realizados nos Centros de Atendimento ao Turista (CATS), que em 2022 alcançaram a marca de 21.886 atendimentos frente aos 18.478 de 2021, sinal de plena retomada do setor.
Os estados de origem destes visitantes são os seguintes: RS 37,79%, SP 18,03%, SC 11,31%, PR 6,86%, RJ 5,63%, MG 4,46%, DF 1,52%, CE 1,29%, GO 1,16%, BA 1,06%, ES 0,79% e demais estados 10,09%.
Perfil dos visitantes e das viagens realizadas
Pelo menos 95,6% dos visitantes vieram a lazer, 3,56% para eventos e negócios, 3,56% e 0,85% para demais atividades. Foram divulgados também os números relacionados aos viajantes. Pelo menos 0,98% viajaram sozinhos, 41,30% em casais sem filhos, 25,83% viajam em família, 15,77% casais com filhos e 15,58% viajam com amigos.
Dos visitantes, 24,44% é público recorrente, que já conhece a cidade e vieram mais de uma vez. A rede social Instagram foi a mais usada para busca de informações, seguida pelo portal de turismo bento.tur.br, com 19,55%. Indicação de amigos representou 10,78%, Facebook teve 9,13%, Tripadvisor 0,55%, Tv, rádio, revista e jornal somaram 1,88% outros canais 4,79%.
Foi um grande ano de acessos também no portal de turismo da cidade, chegando a marca histórica de 224.995 acessos, com um total de 709.901 páginas visualizadas. A lista das 10 páginas mais visitadas de conteúdo interno do site em 2022 do site são: Caminhos de Pedras, Guia de Programação Diária, Festival do Balonismo, Vale dos Vinhedos, Natal Bento, Onde Comer em Bento, Vale dos Rio das Antas, Bento em Vindima, Via Gastrô e Telefones Úteis.
Em relação ao programa do Alvará Turístico, foram entregues mais 64 alvarás neste ano. No momento já somam um total de 263 empresas neste programa. O ano também foi marcado pelo lançamento do projeto Passaporte Turístico, que já soma 718 inscritos no programa, que é destinado a moradores de Bento Gonçalves que podem usufruir de descontos diferenciados por terem o passaporte.