Rodrigo Nassif Trio RS

A 7ª Mostra Tum Tum Instrumental traz em suas apresentações a diversidade cultural e a representatividade feminina. Durante os espetáculos, a pluralidade artística toma forma em sessões de música instrumental contemporânea.

Contando com 13 atrações regionais, nacionais e latino-americanas, a mostra reúne os artistas durante 8 dias de shows. A sétima temporada teve início em julho, e segue até novembro no Teatro Pedro Parenti, em Caxias do Sul. Já nos meses de janeiro e março, a mostra segue para o Parque Getúlio Vargas, na Tum Tum de Verão.

Neste mês, a noite de shows contará com os grupos gaúchos Rodrigo Nassif Trio e As Tubas. A apresentação será no dia 20 de outubro, às 20h, no Teatro Pedro Parenti. A entrada para o espetáculo é por meio da doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Lar da Velhice São Francisco de Assis.

Sobre as atrações de outubro
Rodrigo Nassif Trio é um dos principais grupos de música instrumental do Rio Grande do Sul. A banda traz em sua música influências que passeiam por ritmos platinos (tango e milonga), além de jazz, rock e valsa. Antes de formar o trio, Nassif já tinha três discos solos lançados, e em 2009 venceu o prêmio Açorianos como “Melhor Intérprete Instrumental”. Realizou apresentações fora do país, inclusive no Shanghai Jazz, um dos melhores clubes do gênero no mundo.

Já com banda, em 2015, lançou o disco Todos os Dias Serão Outono, conquistando o título de mais vendido no iTunes em música instrumental, além de ter sido aclamado pela crítica especializada como um dos melhores lançamentos do estilo na década. Em 2019, o trio lançou o EP Hai Kai Ser. A formação atual conta com Rodrigo Nassif (violão), Samuel Cibils (contrabaixo) e Leandro Schirmer (bateria).

As Tubas é um grupo formado por Clarissa Ferreira, Emily Borghetti, Morena Bauler e Thays Prado. Seu som toca a reflexão sobre o significado do nascer e do tornar-se mulher. O espetáculo foi apresentado pela primeira vez em 8 de março de 2018, e de lá para cá sua arte, que engloba poesia, música e movimento, continua a abordar questões que afetam todas mulheres. Em seus shows a revolta e a cura do feminino são trabalhadas em apresentações que revelam o assédio, o controle sobre o corpo da mulher e a falta de espaço para a sua arte.

O espetáculo d’As Tubas é construído com canções que mesclam composições autorais e releituras de artistas e pensadoras que são referências para o trabalho, como Angélica Freitas, Marília Koosby, Alice Ruiz e Adrienne Rich. Além do canto, o grupo explora coreografias, poemas e arranjos tocados com bombo, teclado, violino e guitarra, e também há a percussão de castanholas e sapateado. Sob toda essa vibração, As Tubas questionam e encantam com sua música e mensagem. Na Tum Tum Instrumental, o grupo contará com a participação de Jordana Henriques.

Neste ano As Tubas realizaram um financiamento coletivo para viabilizar o registro audiovisual do show Corpo Espaço, realizado no dia 4 de julho no Teatro da Santa Casa, em Porto Alegre. Atualmente, o grupo trabalha na pós-produção da gravação, que será disponibilizada gratuitamente pela internet.

Sobre a Sétima Temporada
Para esta 7ª edição, serão oito dias de espetáculos com 14 atrações, que unem no line-up a música tradicional e contemporânea, mesclando instrumentos e sonoridades de forma criativa. Mantendo o formato que foi desenhado desde a sexta temporada, traz duas atrações numa mesma noite, dialogando e integrando no palco o desenho criado pela curadoria.

Serviço:
4º espetáculo Tum Tum Instrumental – 7º Temporada
Data: 20 de outubro de 2019 – Domingo
Atrações: Rodrigo Nassif Trio RS + As Tubas RS
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti – Caxias do Sul RS
Ingresso: 1 Kg de Alimento

Fonte: Dinâmica Com / Foto: Divulgação

As Tubas RS

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here