É muito comum a amizade iniciar no ambiente de trabalho. E quando ela é impulsionada por um amor compartilhado, a parceria pode extrapolar o carinho genuíno que amigos de verdade têm e se tornar um projeto inovador: a produção do primeiro vinho fino elaborado via crowdfunding (financiamento coletivo) do Brasil.

O enólogo Alexandre Chaves e os executivos Andrei Dalla Vecchia e Mouses Marcolin Fontoura, moradores de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, e colaboradores de uma das mais reconhecidas vinícolas do país, estão indo ao encontro da tendência mundial do varejo – que é o consumidor no centro de tudo – e buscando viabilizar a produção de um rótulo premium, com o objetivo de surpreender às mais altas expectativas.

Chaves diz que teve a sorte de descobrir o seu propósito de vida nos últimos anos: o de produzir vinhos que valorizem e renovem a tradição vitivinícola gaúcha. “Estudei, adquiri experiência e comecei a fazer vinhos em casa no verão, dividindo o trabalho, o custo e as garrafas com os amigos. Como não nascemos em famílias produtoras, precisamos sempre começar o processo do zero. Então pensamos que se dividíssemos os custos com mais pessoas, poderíamos fazer um pouco mais e com mais qualidade”, comenta.

Assim, surgiu a ideia de criar uma campanha de crowdfunding para a produção do próprio rótulo. Com o valor que esperam arrecadar na campanha, vendendo metade da produção, o trio vai comprar as uvas e os barris de carvalho francês, além de alugar espaço dentro de uma vinícola, engarrafar e enviar o produto final para a casa dos apoiadores.

O resultado deve culminar na produção de 2 mil garrafas desta bebida milenar e, com isso, propiciar ao cliente ter conhecimento de todas as etapas da produção: da escolha das uvas até a entrega do produto final em sua casa.

Vinho de procedência
As uvas que irão compor o blend do trio de amigos serão selecionadas em Encruzilhada do Sul, no Sudeste Gaúcho, e processadas nas instalações da Bodega Czarnobay, na mesma cidade. As variedades escolhidas para compor o assemblage foram Merlot, Touriga Nacional e Teroldego. O processo seguirá um rigoroso critério de qualidade observado por Chaves para iniciar o seu projeto autoral, focado em produzir um único rótulo por safra. “Somente uma parcela das garrafas será comercializada posteriormente fora da campanha de financiamento coletivo. A outra parte ficará guardada para envelhecimento por tempo indeterminado”, destaca o especialista.

Investimento
Iniciada em 9 de novembro, a campanha terá duração de 60 dias, encerrando em 9 de janeiro de 2021. Os vinhos elaborados serão entregues aos apoiadores no primeiro semestre de 2022. O projeto está sendo divulgado no Instagram @bodega3amigos e também no perfil de Chaves na rede social (@chaves_alexandre).

A plataforma escolhida para a realização do financiamento coletivo foi a Kickante (https://www.kickante.com.br/campanhas/bodega-03-amigos), que permite pagamento parcelado e via boleto bancário e registra e assegura o cumprimento do que for acordado, proporcionando, assim, total transparência e segurança para os apoiadores. Caso a meta inicial de R$ 150 mil não seja alcançada, os idealizadores se comprometem a aportar o valor necessário para viabilizar o projeto como planejado.

O valor da garrafa será de R$ 150, que é o valor mínimo de participação. Há ainda a possibilidade de adquirir três ou seis garrafas (R$ 450 e R$ 900). A entrega será por conta do fornecedor nas compras de três ou seis garrafas.

Outra opção é um kit especial composto por uma caixa com seis garrafas por R$ 1,2 mil. Restrita a somente 20 apoiadores, a modalidade inclui também o recebimento de uma amostra do vinho em meados de 2021 para uma degustação online com o enólogo. “É a oportunidade de conhecer um legado no seu começo”, finaliza Chaves.

Serviço
O quê: financiamento coletivo de vinho
Quando: até 9 de janeiro de 2021
Como: participações de R$ 150 a R$ 1,2 mil https://www.kickante.com.br/campanhas/bodega-03-amigos

Fonte: Diego Adami / Foto: Divulgação

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