Visita ao Santuário de Caravaggio.

O lema ‘Com Santo Antônio: ide e anunciai’ será pregado fielmente pela 142ª edição da festa em honra ao padroeiro de Bento Gonçalves, mesmo que à distância e valendo-se de novos recursos neste ano. Devido à pandemia do novo coronavírus, as recomendações médicas preconizam o isolamento social e orientam para que sejam evitadas aglomerações. Respeitando essa determinação, a Paróquia está propondo uma nova experiência de fé aos devotos antonianos: as tradicionais visitas de Santo Antônio às comunidades bento-gonçalvenses serão convertidas em celebrações transmitidas via online.

As 37 visitas que o padroeiro realizaria às paróquias da região de pastoral e entidades do município serão adaptadas em missas realizadas no Santuário Santo Antônio durante os meses que antecedem a data em honra ao Santo, dia 13 de junho – com o primeiro encontro marcado para o próximo dia 17 de abril. Sempre às 18h, os momentos de oração serão transmitidos por meio da página da Paróquia Santo Antônio na rede social Facebook.

Para aproximar e valorizar ainda mais seus paroquianos, um representande de cada comunidade será convidado a levar seu Santo ao Santuário para que fique em evidência durante a celebração que simbolizará a visita que seria feita presencialmente naquela localidade. O calendário de missas leva em conta a programação pré-estabelecida que consta na Palavra Antoniana.

Tradicionalmente acompanhadas pelos casais de festeiros e os festeiros jovens, os encontros transmitidos apenas terão a presença da equipe litúrgica – a fim de respeitar as orientações das autoridades sanitárias. “Neste tempo de resguardo, nós somos convidados a participar das programações religiosas da Festa de Santo Antônio de uma maneira diferente: com o auxílio das redes sociais. É uma oportunidade que temos para aprimorar nossa espiritualidade, pois o mais importante é mantermos o exercício da fé em momentos de adversidade como este, visto que o ser humano é constituído por um tripé de dimensões física, mental e espiritual. Por isso, é fundamental que tenhamos essa relação profunda com Deus, especialmente pela interseção de nosso padroeiro”, reforça o padre Ricardo Fontana, pároco da Paróquia Santo Antônio.

A organização da 142ª da festa também prepara celebrações semelhantes para a Trezena de Santo Antônio, prevista para ocorrer de 31 de maio a 12 de junho, e o Dia Festivo, em 13 de junho – além de ações de aproximação por meio de vídeos e conteúdos digitais com o intuito de conectar a comunidade por meio da palavra do evangelho, unindo os bento-gonçalvenses em uma rede de espiritualidade inspirada nos valores antonianos.

Calendário das missas online do mês de abril:
17/04 – Santa Paulina – Vista Alegre
18/04 – N.Sra. de Lourdes – Gruta e Imaculada Conceição – Barracão
19/04 – São José Operário – Fenavinho
24/04 – Divino Espírito Santo – Buratti
25/04 – N. Sra. Das Graças, N. Sra. Medianeira e Presídio Estadual de Bento Gonçalves
26/04 – Santo Antoninho e Santíssima Trindade – Zemith
28/04 – APAE
30/04 – Imaculado Coração de Maria – Panazzolo

Fonte: Exata Com.  / Foto: Reprodução internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here