A força da natureza, a ação humana e a cosmovisão dos povos indígenas sobre o desequilíbrio do planeta são a tônica do espetáculo “Superfície do Tempo”, lançamento da Companhia Tem Gente Teatrando. Com direção e dramaturgia de Fábio Cuelli, a peça fará sua estreia no próximo domingo (18), às 16h, com apresentação gratuita no gramado central do Parque dos Macaquinhos, em Caxias do Sul.
O espetáculo conta a história de Olívio (interpretado por Cuelli), um jovem que decide pegar a estrada, sem rumo, com sua Kombi Maria Giramundo. Juntos, eles atravessam muitos territórios até chegarem na Superfície do Tempo, um local em que futuro e passado se fundem com o presente e não oferece rota de fuga. Em sua aventura, Olívio e Maria Giramundo descobrem que não estão sozinhos. O argumento é livremente inspirado no livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, do ambientalista e filósofo Ailton Krenak.
“É muito bonito um diálogo que o Ailton Krenak faz sobre a ideia de que, para vários povos originários, não existe a palavra ‘natureza’. Ela não existe porque é sinônimo de vida. Sem essa divisão entre o que é a natureza e o que é a vida, a gente passa a ter um respeito maior ao olhar para rios, montanhas, para as árvores. A ideia de adiar o fim do mundo nos provoca a refletir sobre o que estamos vendo hoje no planeta e como isso já está nos afetando”, resume Cuelli.
Ao longo de 40 minutos de ação, os personagens não têm falas – “Superfície do Tempo” é um espetáculo que representa, a partir de imagens, de manipulação de objetos cênicos, de bonecos e uso de máscaras, um universo facilmente reconhecível pelo público: a crise climática enfrentada pelo planeta. Além dos atores Fábio Cuelli e Sandro Martins em cena, a peça também conta com performances dos bailarinos Juliano Vieira e Uelinton Canedo. A trilha sonora original é de Beto Scopel e os figurinos são de Zica Stockmans.
O espetáculo “Superfície do Tempo” tem financiamento do Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.
Serviço
:: O que: estreia do espetáculo “Superfície do Tempo”, da Companhia Tem Gente Teatrando.
:: Quando: neste domingo (18), às 16h.
:: Onde: no Parque dos Macaquinhos.
:: Duração: 40 minutos.
:: Classificação etária: livre.
:: Quanto: entrada gratuita.
Ficha técnica
:: Companhia: Tem Gente Teatrando
:: Espetáculo: Superfície do Tempo
:: Direção e dramaturgia: Fábio Cuelli
:: Elenco: Fábio Cuelli e Sandro Martins
:: Bailarinos: Juliano Vieira e Uelinton Canedo
:: Trilha Sonora: Beto Scopel
:: Figurinos: Zica Stockmans
:: Cenografia: Zica Stockmans e Lidete Michelin
:: Adereços Cênicos: Lidete Michelin
:: Máscaras: Fábio Cuelli
:: Direção de produção: Zica Stockmans
:: Produção: Tem Gente Teatrando
:: Assessoria de imprensa: Sublinha! Comunicação
:: Financiamento: Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral