Um tamanduá-bandeira surgiu no Parque Estadual do Espinilho, em Barra do Quaraí, na fronteira Oeste. É a primeira vez que a espécie é avistada no Rio Grande do Sul em mais de 130 anos. A aparição do animal, até então considerado extinto no bioma gaúcho, foi confirmada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
As imagens foram registradas por uma câmera posicionada na mata. O flagrante surpreendeu um grupo de ambientalistas que fazia uma expedição em busca de animais silvestres na região. Foram eles que instalaram os equipamentos fotográficos.
“Acreditamos que seja uma expansão do trabalho de reintrodução feito na Argentina, em Esteros del Iberá, pela FundaçãoRewilding. Esses animais estão adentrando o Rio Grande do Sul”, afirmou o biólogo Fábio Mazim.
Ainda conforme o biólogo, registros foram feitos ao longo de três meses. Não foi possível concluir se todas as captações correspondem ao mesmo animal.
Sobre a espécie
O tamanduá-bandeira é um mamífero nativo da América do Sul. O nome da espécie se deve pelo formato da cauda, semelhante ao de uma bandeira.
Uma das funções ecológicas essenciais desenvolvidas por esse tipo de animal é a adubação da terra uma vez que, na busca de insetos que sirvam de alimento, resíduos e nutrientes acabam sendo espalhados pelo solo.