As prateleiras dos supermercados ofertam diversos tipos de bebidas a base de uva. Integral, néctar, refresco, refrigerante e até suco em pó… São tantas opções que o consumidor fica um tanto perdido na hora da escolha. E o pior: muitas vezes, por desconhecer as propriedades de cada um, acaba levando para casa um produto que, além de pouco nutritivo, pode representar danos para a saúde.

Para não incorrer nesse risco, a Cooperativa Vinícola Garibaldi te dá uma ajuda. É preciso ter em mente que suco de uva bom e saudável é suco feito com fruta de verdade. Ou seja, na sua composição vai uva e nada mais – isso significa nem água, nem açúcar e nem corantes. Sucos feitos apenas com a fruta são chamados de integrais ou naturais – os 100% de Suco de Fruta. Por concentrarem diversos tipos de antioxidantes e de vitaminas, agem no organismo de modo a prevenir doenças, além de auxiliarem no aumento da imunidade.

Entre os principais antioxidantes da uva estão os polifenóis. São eles, por exemplo, que ajudam a proteger as células da ação dos radicais livres. Isso auxilia para que elas não passem por uma mutação, prevenindo o surgimento do câncer, por exemplo. Os polifenóis também ajudam a manter as paredes dos vasos sanguíneos limpas, diminuindo as chances do surgimento de doenças cardiovasculares.

Os sucos integrais ainda apresentam uma quantidade variada de vitaminas, como C e as do complexo B, e minerais, como o potássio e o ferro. Por concentrarem essas propriedades, um copo diário da bebida é suficiente para oferecer ao seu organismo mais proteção às células e ainda deixá-lo menos suscetível a gripes e resfriados por exemplo.

Somente os sucos integrais podem ser considerados sucos propriamente ditos. Segundo a legislação, apenas produtos cuja extração venha direto da fruta podem ser assim denominados. Enquanto os integrais são feitos 100% de uva, o néctar, por exemplo, tem metade de sua composição de suco de uva. Já os refrescos contêm apenas 30% e os refrigerantes, 10%. Os sucos em pó, por sua vez, são os menos saudáveis e nem são considerados sucos, verdadeiramente. Estão repletos de substâncias como corantes, aromatizantes e açúcar e muitos não chegam a ter 1% de polpa de fruta.

Agora, ao chegar no supermercado, você já sabe: suco saudável, nutritivo e gostoso é suco integral. Na Cooperativa Vinícola Garibaldi, há três opções, que variam conforme o cultivo da uva – integral convencional, integral orgânico e integral biodinâmico.

O Suco de Uva Integral é feito com uvas cujo tratamento foi realizado de forma convencional, com auxílio de defensivos agrícolas registrados e aprovados pelo Ministério da Agricultura. Já no caso do Suco de Uva Integral Orgânico, os frutos são tratados com produtos naturais. Esse mesmo processo está presente no cultivo da uva biodinâmica, que também leva em consideração os ciclos naturais e sua relação com os astros, resultando no Suco de Uva Astral Biodinâmico.

Alguns dos benefícios mais notáveis do suco de uva integral

– Previne placas nas artérias
– Reduz o colesterol ruim (LDL)
– Aumenta o colesterol bom (HDL)
– Ajuda a reduzir a pressão arterial
– Melhora a cognição e a memória
– Auxilia no tratamento ao Parkinson
– Reduz o índice de massa corporal
– Reduz os danos dos radicais livres

Fonte: Exata Comunicação e Eventos / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here