Saboroso, energético e com nutrientes que proporcionam inúmeros benefícios à saúde, o suco de uva tem conquistado tanto o mercado nacional como o internacional. Com o intuito de estimular cada vez mais o consumo dessa bebida de cor, sabor e aroma genuinamente brasileiros, o Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Uvibra-Consevitis-RS) lançou a campanha ‘Suco de uva só faz bem’.

A campanha é composta de filmes, conteúdos para redes sociais, materiais para veiculação em emissoras de rádio e mídias digitais. Também conta com um hotsite específico para o suco de uva www.sucodeuva.vinhobrasileiro.org. Rafael Conceição, gerente de Marketing para os mercados interno e externo da Uvibra-Consevitis-RS, enfatiza que a ação pretende mostrar a versatilidade do suco de uva na vida das pessoas, como ele pode ser a bebida preferida para qualquer idade e atividade, auxiliando, inclusive, na redução da pressão arterial, na prevenção de doenças cardiovasculares e na capacidade antioxidante. Rafael lembra ainda que o suco de uva brasileiro é extremamente relevante para a vitivinicultura gaúcha e nacional. “Trata-se de um produto que contribui para o sustento de milhares de agroindústrias familiares e tem fortalecido a marca de centenas de vinícolas pelo país e pelo mundo”, aponta.

Sucos de uvas brancas, rosadas ou tintas têm conquistado, elaborados a partir de cepas americanas e híbridas. Essas duas linhagens representaram, em 2020, 79% da produção total no Rio Grande do Sul, sendo que o Estado concentra em torno de 90% dos vinhedos brasileiros. A safra 2020 garantiu crescimento de 152% na produção de suco de uva na comparação com 2019, passando 51,5 milhões de litros para 130,4 milhões de litros do suco pronto para beber, conforme dados do Sistema de Declarações Vinícolas (Sisdevin), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS (SEAPDR).

A Uvibra-Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), recurso vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). Desde dezembro de 2020, o Conselho passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial.

Conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Associação da Comissão Interestadual da Uva (ACIU); indústria do vinho, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho). A sede da entidade está localizada em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque – Parque de Eventos.