Teatro Luz e Cena.

O convite é para, verdadeiramente, entrar no clima das festividades, curtindo as duas últimas apresentações do circuito de shows do projeto “Sonhos de Natal”.

Nas noites de 21 e 22 de dezembro, a partir das 20h, na Via del Vino, em Bento Gonçalves será possível assistir, gratuitamente, e com toda família, dois espetáculos marcantes.

O primeiro, na terça-feira, é a peça “Auto de Natal”, valorizando o sentido religioso da data, com encenação tocada e cantada do nascimento de Cristo. Uma história contada há mais de 2 mil anos, mas abordada de forma diferente pelo Teatro Luz & Cena. “A encenação propõe uma série de canções autorais e também um jogo de luz especial, atendendo a esse público mais religioso, mas também sendo indicado para a população em geral”, adianta o diretor do grupo, Gerson Luís Ribas. Considerada uma montagem mais robusta do grupo, “Auto de Natal” conta com 13 profissionais, entre atores, diretores e a equipe técnica.

Já “Brincando de Natal”, na quarta-feira, leva ao espectador a um lado mais lúdico da data, apresentando Manoel, um senhor que chega de repente à cidade, sem origem conhecida. Ele logo cativa a comunidade e, em um dia de dezembro, montando a praça para uma apresentação, narra a um grupo de crianças a história dos Três Reis Magos e a simbologia da árvore de natal, do Papai Noel e da manjedoura. “O espetáculo encerra com um passeio de lanternas. O palco, inicialmente vazio, termina cheio desses símbolos natalinos”, conta Ribas.

O Teatro Luz & Cena surgiu em Novo Hamburgo, em 1978, produzindo espetáculos e desenvolvendo oficinas que aproximam jovens dos trabalhos técnicos e lúdicos da encenação. Desde a fundação, o grupo trabalha com projetos próprios e também em parceria com escolas, prefeituras, empresas e outras entidades comunitárias. A realização de eventos como “Sonhos de Natal”, que proporcionam apresentações gratuitas para a população, é algo visto como essencial por Ribas. “A cultura não é gênero de primeira necessidade, então o poder público fomentar essas alternativas sem custos para as pessoas é muito importante, assim como também é primordial para movimentar a cadeia da economia criativa”, destaca.

As apresentações do projeto “Sonhos de Natal” iniciaram em 13 de novembro, tendo como atração o Grupo Tholl, de Pelotas (RS), e o espetáculo “No Natal Daquele Ano”. O projeto tem financiamento do Pró-Cultura RS, através da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e conta com patrocínio da Mérica Transportes e apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, do SESC e do Hotel Vinocap. A realização é da DWR Som e Imagem, produtora cultural com mais de 1,5 mil eventos no currículo, atendendo a todos os estados brasileiros.

Agende-se:
O quê: projeto “Sonhos de Natal, com apresentações teatrais da Cia Teatro Luz & Cena
Quando: dia 21 de dezembro, encenação da peça “Auto de Natal”, e dia 22 de dezembro, encenação da peça “Brincando de Natal”, ambas às 20h
Onde: Via del Vino, no Centro de Bento Gonçalves
Quanto: entrada franca

Fonte: Exata Com / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here