O afastamento do centro de baixa pressão faz a nebulosidade diminuir nesta quinta-feira e o sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul. Haverá períodos de nublado e encoberto, especialmente entre a madrugada e de manhã, em diversas regiões. O tempo fica mais aberto à tarde e faz frio cedo.

A tarde será agradável. Fortes áreas de instabilidade começam a se formar sobre o Rio Grande do Sul na madrugada desta sexta e vão tomar conta do Estado ao longo do dia, com chuva generalizada e que será localmente forte e volumosa. Como a atmosfera estará aquecida são esperados raios e granizo localizados.

As mínimas rondam os 3°C em Santana do Livramento e os 6°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 23°C em Passo Fundo e 25°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 9°C e 21°C.

Um dos motivos para a conta de luz estar mais cara é a chuva mais escassa neste ano no Brasil. Em pleno inverno algumas regiões de Santa Catarina enfrentam um quadro de estiagem. O mercado de energia atenta para um indicador chamado Energia Natural Afluente (ENA). Na terça-feira, a ENA para o Sul do Brasil era de tão-somente 2510 MWmed contra uma média histórica (1931-2016) para agosto de 10312 MWmed.

Na quarta-feira, esse índice subiu para 4506 MWmed após chuva mais expressiva em parte do Paraná e em Santa Catarina. Muitas localidades catarinenses registraram acumulados de 50 mm a 75 mm e rios que estavam na cota de emergência pela seca na terça passaram ao estado de normalidade. No Sudoeste do Paraná, na área de Itaipu, choveu mais de 50 mm.

Fonte: Correio do Povo / Foto: Emílio Nunes / Grupo RSCOM