A rainha do Folclore Alemão, Ângela Nicole Fuhr, e as princesas Karol Michaelsen Fassbinder e Érica Bratz Pescador fizeram a apresentação oficial de seus trajes novos no domingo, 28 de maio. As soberanas de Nova Petrópolis no período 2023/2024 foram recebidas no gabinete do prefeito Jorge Darlei Wolf, ocasião em que detalharam as origens e as características dos trajes escolhidos.

O traje da rainha Ângela Nicole Fuhr tem origem na região cultural de Podhale, no sul da atual Polônia. O traje Podhale tem uma longa história documentada e, graças à iconografia, descrições e elementos preservados, é possível distinguir várias fases distintas do seu desenvolvimento, desde o século XVIII. O traje usado hoje não é apenas uma forma fossilizada, mas ainda viva e em evolução.

A 1ª princesa Karol Michaelsen Fassbinder optou por um traje originário da cidade de Hanover, na Alemanha. Feito em tons mais terrosos, para mostrar a delicadeza de quem o veste, sua principal peça é o xale, todo bordado e que mostra a sua altivez. O conjunto era usado em festas e celebrações.

Dachau, no Estado da Baviera, sul da Alemanha, é a origem cultural do traje da 2ª princesa Érica Bratz Pescador. Trata-se de uma versão antiga do traje clássico utilizado por aldeões da Alta Baviera. Nele destacam-se as meias trabalhadas e os bordados do corpete e do goller.

O 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis acontece de 12 a 30 de julho, na Rua Coberta. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis.