Ações estratégicas personalizadas para intensificar e promover a relação comercial entre os designers brasileiros e o mercado externo. Este é o fio condutor do Projeto Raiz, iniciativa que apoia 24 estúdios nacionais durante a Semana de Design de Milão, que acontece entre os dias 09 e 14 de abril em diversos distritos milaneses. São esperadas tanto ações em conjunto com o BeBrasil, com a exposição de produtos selecionados com a curadoria da Apex-Brasil, quanto eventos e exposições independentes. Esta é considerada a principal semana de design do mundo.
As ações do Projeto Raiz ampliam a percepção de valor sobre o mobiliário brasileiro, além de promover a relação comercial entre os designers e o mercado externo. Participam das ações do BeBrasil e de eventos independentes os designers e estúdios: Adolini + Simonini, Alessandra Delgado, Cristiana Bertolucci, estudiobola, Fahrer, Giácomo Tomazzi, Gustavo Martini, Gisela Simas, Guto Indio da Costa, Jader Almeida, Ilse Lang, Katia Moraes, Konsepta, Larissa Batista, Leandro Garcia, Leonardo Vanetti, Lovato Móveis, Marta Manente, Noemi Saga, Paulo Alves, Plataforma4, Renata Rubim, Roberta Rampazzo, Rodrigo Karam, Ronald Sasson, Sérgio Matos e Suzanne Reboh e Wagner Archella.
O Projeto Raiz é promovido a partir da parceria entre o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Atualmente, 55 estúdios de design de todo o país participam da iniciativa, que mantém 340 produtos assinados no exterior e mais de 30 cessões de licenciamento e propriedade intelectual.
O cronograma de ações do Projeto inclui várias mostras internacionais. Para os próximos dois anos, é prevista a participação nos seguintes eventos: Semana de Design de Milão (abril/2019 e 2020); ICFF Nova Iorque (maio/2019 e 2020); Semana de Design de São Paulo (agosto/2019 e 2020); Prospecção durante a semana de Design de Londres (setembro/2019) e Movelsul Brasil (março/2020). As tradicionais mostras itinerantes por embaixadas do Brasil devem seguir por Barcelona (junho/2019) e Berlim (setembro/2019).
Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet